O consórcio Hidroconsult/Engeconsult suspendeu as obras do trecho 5 do Canal do Sertão.
Alega atraso de pagamento. O secretário de Infraestrutura Rui Palmeira foi avisado em 16 de janeiro. A suspensão aconteceu na última sexta (23 de fevereiro).
Os atrasos nos repasses são registrados desde fevereiro do ano passado. Somando os valores dos serviços prestados e pedidos de reajuste nas medições, a dívida ultrapassa R$ 2,5 milhões.
Ouvida, a Secretaria de Infraestrutura não admite o atraso e informa que as obras serão executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), “conforme anunciado em agosto de 2023” (veja nota completa abaixo).
O trecho 5 é a antepenúltima etapa da maior hídrica de Alagoas (2ª maior do Nordeste). A construção se arrasta há 30 anos. Na programação estão sete trechos.
Nota oficial
A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informa que as obras do trecho 4 do Canal do Sertão foram concluídas em 2022. As obras do trecho 5 serão realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, conforme anunciado em agosto de 2023.
Os contratos referentes às empresas que realizam o gerenciamento do Canal do Sertão estão em operação, uma vez que existe um trabalho demandado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para o Estudo de Viabilidade (EV) e assinatura de um termo de compromisso para o início das obras do trecho 5.
Ascom Seinfra