Ícone do site Repórter Nordeste

Associação de Folguedos repudia contratação de animadores de festas como cultura popular

A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) publicou nota repudiando a contratação de um grupo de animação de festas para encenar uma apresentação de cultura popular no Centro Cultural Teatro Deodoro, em 15 de julho.

Segundo a associação, o evento foi patrocinado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

Veja nota:

A Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) vem a público manifestar sua tristeza e indignação com a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Cultura, que, de forma desrespeitosa e inconveniente, contratou um grupo de animação de festas para encenar uma apresentação de cultura popular (Guerreiro) no evento de apresentação da Lei Paulo Gustavo, no último dia 15 de julho, no Centro Cultural Teatro Deodoro.

Nada temos contra o grupo, mas não se tratava de uma festa qualquer, mas de um encontro importante em benefício a nossa cultura, num espaço também reconhecidamente de produção cultural.

Ora, porquê contratar um grupo de animação para interpretar a cultura popular? Será que a Prefeitura de Maceió desconhece a existência de grupos de Guerreiro, Pastoril, Coco, Fandango, Baianas, etc… ainda em plena atividade? Ou faz parte de um planejamento de desmobilizar e desmotivar nossa cultura popular?

Sabemos quem somos e pelo que passamos para chegarmos até aqui, e atitudes como essa demonstram a pouca importância dada aos nossos Folguedos por gestores alheios à nossa Produção Cultural, mas que não irão nos substituir.

Fica aqui nosso repúdio e o aviso de que estamos unidos e de olho nestes equívocos.

Ivan Barsand

Presidente da Asfopal

Sair da versão mobile