Ícone do site Repórter Nordeste

Arqueólogos portugueses descobrem mesquita

Com informações do Sexta.pt

Um grupo de estudantes de arqueologia, chefiados pelos professores Rosa e Mário Varela Gomes- da Universidade Nova de Lisboa- encontraram no Ribat da Arrifana, em Aljezur, uma nova mesquita, com 21 sepulturas e uma lápide funerária com inscrições em árabe.

Esta foi a última descoberta da dupla de arqueólogos, que em 2001 começou os trabalhos na região, depois de terem identificado, na Península da Ponta da Atalaia, a cerca de cinco quilômetros de Aljezur, o convento-fortaleza islâmico, que tem por nome ribat, fundado pelo mestre Ibn Qasî, na Arrifana em cerca de 1130.

Oito mesquitas e de diversas instalações com elas relacionadas foram descobertas, como um minarete, um muro de orações, uma necrópole e vários objectos em cerâmica, panelas, armas metálicas e uma lápide funerária in situ (no local), com inscrições árabes.

A campanha de escavações arqueológicas no ribat do século XII ocorre desde o fim de julho. O Ribat da Arrifana está em vias de classificação como monumento nacional. Deve ficar acessível ao público até 2013.

Sair da versão mobile