BLOG

Armas não fazem segurança

A lavagem cerebral coletiva está surtindo efeito. Muitos de nós parece acreditar que segurança é mesmo uma questão de arma em punho, exibida nas propagandas, dentro das favelas!

É isso não, sinto informar! Segurança não é isso.

Enquanto eles nos iludem com a farsa armada, os verdadeiros responsáveis pela situação megacaótica que nos atemoriza permanecem ilesos, protegidos nos condomínios de luxo, passeando pela zona de conforto do poder.

Aprendi ainda na adolescência, que aquele que não tem justificativa, razão ou argumento inteligente, grita, grita, grita, até confundir a plateia e aquele lúcido que pensa.

O governo de Alagoas adotou essa estratégia.

Trouxe ministro, ator e fez circo! Reuniu público, gastou com mídia e exibiu preto e pobre sendo revistados… Gritou com sua plateia domesticada. Gritou com seus comparsas de farsa. Gritou com muito dinheiro público investido em propagandas. Confundiu. Sufocou o clamor dos sofredores.

Contudo, não resolveu o problema social.

A violência não será vencida num estalar de dedos, sem políticas públicas; sem renúncia aos vícios e luxos das classes dominantes, em nome de uma sociedade mais equânime. Sem novos valores e práticas políticas, as valas sociais permanecem imensas.

Enquanto a tônica for a violência do ter muito para poucos e nada para muitos, o descompasso prosseguirá.

Sim, enquanto formos sociedade conivente com a corrupção, a violência garantirá seu nicho e violará o direito à vida.

Será com política, amor e respeito a todas as vidas, que encontraremos o caminho. Armas apenas matam. Apenas nos matam!

SOBRE O AUTOR

..