Ícone do site Repórter Nordeste

Arma que pode disparar por acidente está nas mãos de policiais alagoanos

Reprodução: Rede Globo

Policiais civis, militares e agentes penitenciários alagoanos podem estar sob risco de morte por carregarem uma pistola reprovada em testes exibidos no programa Fantástico, da rede Globo, neste domingo (19).

É a pistola PT 24/7, calibre 40, fabricada pela empresa Taurus.

De 2010 a 2016, segundo o portal Transparência, o Governo alagoano gastou R$ 6,2 milhões para a compra de armas com a Taurus.

Entre elas, estavam incluídas as armas PT 24/7.

Em abril do ano passado, a Procuradoria Geral do Estado, a pedido do delegado Geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, aprovou a compra de peças de reposição de armas de fogo. O contrato foi feito sem licitação. O delegado Geral da PC pediu peças de reposição ou a manutenção para as pistolas 24/7.

A PGE aprovou a manutenção ou reposição para as armas.

Segundo o Fantástico, Alagoas está incluída em uma lista de 99 casos, espalhados em 19 estados, onde pistola 24/7, da Taurus, disparou sem que o gatilho fosse acionado.

Diz a Taurus, em seu portal, que a pistola é “utilizada pelas forças policiais”. Todos os casos exibidos no Fantástico eram de policiais que acabaram feridos pelo disparo acidental desta pistola.

No youtube, vídeos feitos por usuários ou policiais mostram que esta arma apresenta defeitos na hora de disparar. Entre eles, atirar por acidente.

Sair da versão mobile