Apreendidos 46 kg de pólvora em fábrica clandestina de fogos em Traipu

Foto: MP/AL

Uma fábrica clandestina de fogos de artifício foi descoberta pela equipe da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do Rio São Francisco) em Traipu, interior de Alagoas, nesta quarta-feira (8).

O estabelecimento ilícito, situado em uma casa de farinha na Vila Santo Antônio, foi flagrado com 46 quilos de pólvora, os quais foram detonados pelos fiscais.

Inicialmente, os agentes estavam no local para verificar um possível descarte irregular de resíduos provenientes da produção de farinha na bacia do Rio São Francisco, porém se depararam com a produção clandestina de explosivos em uma estrutura antiga, apresentando telhado precário.

Durante a inspeção, foram encontrados diversos materiais utilizados na fabricação de fogos de artifício, como cola artesanal, papel, bambu, entre outros, porém não havia equipamentos de proteção, instrumentos de manuseio adequados ou infraestrutura adequada.

Por conseguinte, os responsáveis pela fábrica não foram identificados e os habitantes locais não souberam informar a quem pertencia o empreendimento clandestino. Diante disso, um boletim de ocorrência foi formalizado na Delegacia de Polícia de Arapiraca para a instauração de inquérito policial.

O grupo especializado em desarmamento de explosivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado e chegou ao local a bordo de um helicóptero para proceder à detonação da pólvora armazenada de maneira inadequada, ocasionando a formação de um “cogumelo” com aproximadamente 10 metros de altura.

*Com informações do G1

.