Ícone do site Repórter Nordeste

Após crítica de desembargadora, Governo mostra ‘evolução’ na segurança

Após críticas da desembargadora Elisabeth Carvalho do Nascimento à Secretaria de Defesa Social, sobre a apuração de crimes, o Governo divulgou números que apontam para redução no número de assassinatos no Estado, no décimo mês de implantação do programa Brasil Mais Seguro.

De acordo com o Governo, houve redução de 23% nas mortes violentas e intencionais. E, ano passado, após 12 anos, a curva de crimes registrou queda no Estado.

Ainda segundo o Governo, serão investidos R$ 200 milhões na segurança, ainda este ano.

Novos investimentos serão feitos ainda no decorrer deste ano. “Agora em julho, estamos inaugurando o presídio do Agreste, com 800 vagas. Serão mais dois presídios em Maceió, com 1,2 mil vagas, além da transformação do Baldomero Cavalcanti em unidade de regime semiaberto. Iremos implantar a radiocomunicação digital e criar os Departamentos de Homicídios e de Narcóticos, com a nomeação dos novos policiais civis”, disse o secretário de Defesa Social, coronel Dário Cesar.

Na manhã desta terça-feira, o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, comandou pessoalmente uma operação para cumprir mais de 50 mandados de prisão de acusados em crimes na parte alta de Maceió. “Estamos apertando ainda mais o cerco contra a criminalidade. No ano passado, prendemos 85 assaltantes de banco, o que representa 400% a mais que em 2011. Passamos de 1,9 mil inquéritos concluídos no último trimestre de 2012 para 2,6 mil nos últimos três meses. Em fevereiro, a média de homicídios esclarecidos foi de 82%”, destacou Cerqueira.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dimas Barros, também apresentou números que merecem destaque. Segundo os dados da PM, somente os grupamentos subordinados ao Comando de Policiamento da Capital apreenderam 236 quilos de maconha, 18 quilos de crack e quase sete quilos de cocaína no ano passado. É de se destacar ainda a prisão de 14 criminosos que chefiavam quadrilhas de tráfico e outros crimes durante operações desencadeadas em todo Estado.

O delito de embriaguez ao volante também está sendo combatido de forma veemente, o que ajuda a salvar vidas. Em um trabalho conjunto, Polícia Militar e do Departamento Estadual de Trânsito vêm fazendo blitzes de Lei Seca em vários pontos da capital e do interior. Desde que começou com o programa Brasil Mais Seguro, já foram abordados 6.128 veículos, 6.239 testes do bafômetro foram realizados, 71 flagrantes feitos, 389 veículos recolhidos e 2.018 infrações foram registradas e penalizadas.

Sair da versão mobile