Após ameaça de prisão, secretário de Saúde antecipa cirurgia de menino

Após ser ameaçado de prisão, o secretário estadual de Saúde, Jorge Villas Bôas, providenciou a internação da criança de sete anos que está com um tumor no cérebro. Ela está internada no Hospital Geral do Estado e a cirurgia, marcada para o dia 7 de agosto, foi antecipada para esta sexta-feira (2).

O menino passou por avaliação médica no início da noite desta  quinta-feira (1) e já ficou internado.

O pedido de prisão do secretário foi da Defensoria Pública do Estado. Segundo o defensor público, Antônio Fernandes, da cidade de Messias (onde mora a criança), no dia 21 de junho a Secretaria Estadual de Saúde foi intimada pela Justiça para a realização da cirurgia. O prazo era de 48 horas. Quarenta dias depois, a cirurgia ainda não havia sido feita.

“Essa criança tem um tumor benigno, mas como está crescendo faz pressão no cérebro e pode comprometer vários órgãos. A criança está apenas com 20% da visão. É uma cirurgia relativamente simples, realizada todos os dias em todo país, e também não é de alto custo. Não estamos pedindo nada fora do normal”, explicou o defensor.

Em nota encaminhada à imprensa a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que, desde o dia 19 de julho passado, quando a Justiça determinou a realização da Microcirurgia para Tumor Intracraniano no paciente, os gestores adotaram todas as providências no sentido de fazer cumprir a determinação judicial. Para isso, contatou a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, que realiza o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e adquiriu os materiais necessários para a realização do procedimento cirúrgico.

“No dia 20 de julho, portanto, um dia após ser notificada pela Justiça, quando toda a equipe médica já estava preparada para realizar o procedimento, a Sesau foi informada que o microscópio de neurocirurgia da Santa Casa de Maceió havia quebrado, impossibilitando a realização do procedimento naquela data. No entanto, para garantir a realização da cirurgia, a Sesau acionou o Hospital do Açúcar, onde foi agendada uma avaliação do paciente, que está agendada para ocorrer no próximo dia 7 de agosto, visando marcar o procedimento”, diz a nota.

.