Anielle Franco vai estar em Maceió no dia 11; veja evento

Inicia neste sábado, 11 de novembro, e segue até a próxima quarta-feira (15), o 4º Congresso de Pesquisadores(as) Negros(as) do Nordeste (Copene/NE), um evento promovido pela Associação Brasileira dos Pesquisadores Negros (ABPN) e que pela primeira vez será realizado em Alagoas.

O tema do evento é Duas décadas de ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas, uma alusão ao modelo de república e democracia, de luta política e social que o Quilombo dos Palmares representa até hoje.

No sábado, no anfiteatro do Ifal, no Centro, será realizada a cerimônia de abertura do evento, que terá a participação da Ministra da Igualde Racial Anielle Franco e da Deputada Federal Dandara Tonantzin (PT-MG), que foi relatora do projeto que torna permanente a reserva de vagas para pessoas negras nas instituições federais de ensino superior e de nível médio. Outras autoridades, personalidades e artistas locais também estarão presentes.

O Copene/NE terá a duração de cinco dias, período no qual os quase dois mil participantes do evento – docentes e estudantes das Instituições de Ensino Superior de todo Nordeste e das Redes Públicas de Ensino Municipal e Estadual, além de integrantes de entidades do Movimento Negro – poderão compartilhar a sua produção científica, especificamente voltada para a discussão das questões étnico-raciais.

As oficinas, simpósios temáticos, mesas-redondas e palestras serão desenvolvidas nos campi da Universidade Federal de Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares e no Centro Cultural Arte Pajuçara. Além da programação científica, o evento tem uma agenda cultural, constituída por apresentações artístico-culturais, feira afroempreendedora e o baile preto.

Integram a organização do evento os Núcleos de Estudos Afrobrasileiros e indígenas da Ufal, do Ifal e da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas), além do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro local. Essa parceria, inclusive, permitiu que o Copene/NE seja realizado conjuntamente com o Vamos Subir a Serra, projeto afrocultural realizado há 7 anos na praia da Pajuçara durante o mês de novembro, celebrando o Dia da Consciência Negra.

Organizar o Copene/NE é dar continuidade à tradição alagoana de sediar eventos com a participação de ativistas e intelectuais negros e negras desde os anos de 1980, quando começou a peregrinação à Serra da Barriga, refazendo o caminho dos palmarinos em direção à terra da liberdade, no intuito de iniciar os debates para o tombamento do lugar. “Trazer o Copene para Alagoas é um marco também do retorno da democracia, com a retomada das atividades da Fundação Palmares”, destaca Danilo Marques, coordenador do Neabi-Ufal A.C. Simões.

Entre expositores e artistas do Copene/NE estarão Kabengele Munanga (Professor Emérito da USP), Matilde Ribeiro (ex-Ministra da SEPPIR), Bárbara Carine (instagramer uma intelectual diferentona), Sheila Walker (diretora da Afrodiáspora), Carlos Pronzato (cineasta argentino), Igbonan Rocha, Ministereo Público SoudSystem, Orquestra de Tambores, Tequila Bomb entre outros.

A programação completa e outras informações do Copene podem ser acessadas através do site https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/ e do instagram @ivcopene.

.