BLOG

Análise do blog sobre o Paraná Pesquisas para Paulo Dantas

O governador Paulo Dantas e o ex-governador Divaldo Suruagy são parentes.

Suruagy não conseguiu eleger nem o sucessor nem o prefeito de Maceió.

O Paraná Pesquisas mostra que 48,7% dos entrevistados “jamais votariam” em alguém indicado por Dantas à Prefeitura da capital alagoana.

O mais surpreendente: 40,4% desaprovam a gestão do governador; 55,4% aprovam.

Em 17 de junho, pouco antes do início da pesquisa, ele anunciou investimentos em mobilidade urbana e a apresentação de um plano na região metropolitana em julho.

No dia 25, anunciou R$ 70 milhões em pacote de ações para a Uneal, incluindo concurso.

E ontem, 26 de junho, lançou programa para construção de 56 novas unidades de ensino.

O que justifica a impopularidade do governador?

Vamos a alguns pontos:

  1. As UPAs em Maceió estão com um problema comum: pacientes internados por dias, quando deveriam passar algumas horas. Porque não há leitos nos hospitais públicos;
  2. A inadimplência das famílias alagoanas aumentou 29%, segundo números da Fecomércio. Ainda segundo a federação, dobrou o número de famílias que não terão condições de pagar suas dividas;
  3. Mas, o que tem o governador a ver com isso? Tudo! Quando vai lançar um programa para renegociação de débitos em atraso e com condições especiais? E o parcelamento de multas e juros?
  4. A privatização da água e do esgoto. Vamos falar apenas da BRK, que atende Maceió. Pouco adianta o Governo não querer ser associado à judicialização dos serviços ruins da empresa, incluindo cobrança de taxas abusivas, registro de falta de água há um mês (conjunto José Tenório, bloco 123 é um deles) e muitas reclamações sobre medições erradas;
  5. Segundo o Procon Maceió, a Equatorial (ex-Ceal, negociada pelo Governo Suruagy) e a BRK lideraram as reclamações ano passado dos consumidores;
  6. Nas redes sociais do governador, reclamações sobre atrasos no pagamento do programas mantidos pela gestão como Conecta e Cria.
  7. Em maio, o Banco do Brasil projetou que Alagoas terá o terceiro pior crescimento do Nordeste, no PIB: 0,3%. Lógico, como toda previsão isso pode ser alterado ao lado do ano. Basta as ações do governador.

Mais importante, porém, apontado pelo Paraná Pesquisas: Dantas precisa alterar os rumos de sua gestão principalmente em Maceió. Ou a história não tardará: como Suruagy, pode nem eleger o sucessor em 2026.

PIX

Apoie o jornalismo que constrói conteúdos exclusivos e diários.

Jornalismo que leva para você informação e opinião com responsabilidade democrática.

Jornalismo que revela os bastidores do poder, traz informações exclusivas, amparado no exercício da cidadania.

Venha conosco no Repórter Nordeste.

PIX: [email protected]

(Breve anunciamos novas formas de contribuição)

SOBRE O AUTOR

..