Repórter Nordeste

Aluno de escola pública é 1º lugar no Enem em Matemática da Ufal

O primeiro lugar do curso de Matemática noturno da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo sistema de cotas, foi conquistado pelo estudante Rosival Pereira Neto, de 17 anos, da Escola Estadual Odete Bonfim, em Maribondo. O 1º lugar foi confirmado no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo Ministério da Educação.

Aluno há três anos da Escola Estadual Odete Bonfim, Rosival Neto fez opção como cotista por ser estudante da rede pública de ensino e também por renda familiar. Apaixonado por cálculos e lógica, Rosival foi selecionado para um estágio remunerado na agência do INSS de Maribondo, onde atuou por quase dois anos como auxiliar administrativo, no apoio e atendimento ao público.

“Esse jovem tem um excelente potencial, é dinâmico, inteligente, dedicado e sua aprovação não foi surpresa para a comunidade escolar”, atesta Emerson Cavalcante, professor de Física de Rosival, destacando ainda a sua participação em sala de aula e o bom desempenho nas atividades escolares.

Para Edileide Canabarro Martins, diretora-geral da Escola Estadual Odete Bonfim, que também é professora de Língua Portuguesa, o perfil do aluno Rosival é de excelente qualidade, principalmente pela assiduidade, pontualidade e comportamento dentro e fora da sala de aula. “Sempre acreditei na sua capacidade intelectual, no seu rendimento e tenho certeza que ele vai se identificar muito com o curso e terá um futuro promissor”.

Edileide destaca ainda que a aprovação em primeiro lugar no curso de Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) não foi tão fácil como se imagina, já que a concorrência é muito grande e ainda pelo fato de Rosival não ter feito um cursinho preparatório. “Foi uma vitória extraordinária e um mérito pessoal”, afirma a diretora. Segundo ela, esse exemplo é ótimo, já que vai estimular outros alunos a seguir a mesma trajetória de Rosival Neto.

“Matemática é uma disciplina que requer muita lógica, e nesse fator tenho sempre me saído bem. Eu adoro matemática e isso tem facilitado meu desempenho”, reconhece Rosival Neto.

O estudante afirma que sua meta é lecionar a disciplina de matemática e que vai se dedicar para cursar mestrado e doutorado. “Minha meta não é apenas ficar com a graduação. Vou me tornar um doutor na especialidade que gosto e na qual sempre tenho bons resultados”.

Por sua classificação na última Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), Rosival Neto receberá uma medalha de Menção Honrosa.

As informações são da Agência Alagoas

Sair da versão mobile