Aluguel de helicópteros no Governo daria para comprar 2 aeronaves

Problema é que em 2008, um projeto do secretário de Defesa Social, na época Paulo Rubim, solicitava ao Ministério da Justiça uma aeronave para o reforço nas operações policiais. Preço da compra: R$ 6.025.773,60

Em um ano e três meses, os gastos do Governo com o aluguel de helicópteros dariam para comprar quase duas aeronaves novas em folha, para servir áreas-chaves do Estado, como o socorro de pessoas, o transporte do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e do vice, José Thomáz Nonô (DEM) ou até mesmo operações policiais.

Mas, de 3 de dezembro de 2010 até 24 de março de 2012, a empresa Fly-One- contratada para oferecer as aeronaves ao Governo- embolsou exatos R$ 11.466.678,75, só em alugueis ou manutenção das máquinas, que serviram três áreas do Governo: Gabinete Militar, Saúde e Polícia Militar.

O mais recente destes contratos foi assinado em 24 de março de 2012 e vigora até 23 de março do próximo ano. É o aluguel, para a PM, de um helicóptero no valor de R$ 1,8 milhão (exatos R$ 1.861.800,00)- destinado a Polícia Militar.

Problema é que em 2008, um projeto do secretário de Defesa Social, na época Paulo Rubim, solicitava ao Ministério da Justiça uma aeronave para o reforço nas operações policiais. Preço da compra: R$ 6.025.773,60.

Somado o valor gasto nos últimos 15 meses- R$ 11,4 milhões- e o valor do helicóptero, com dinheiro entregue pelo Ministério da Justiça ao Governo- R$ 6 milhões- o Governo poderia ter comprado uma aeronave com folga e arranjar pouco mais de meio milhão de reais (exatos R$ 584.868,45) para outro helicóptero, novo.

Este valor é quase o que foi gasto- de janeiro a abril- com os custos do aluguel das aeronaves apenas para o Gabinete Militar- R$ 438 mil, pouco mais de 13% do Orçamento do Gabinete.

Gastos

A empresa Fly-One é a mesma que recebeu por serviços de voos para a campanha do governador e do vice. Foram 13 pagamentos, totalizando R$ 866.660.

Após o final das eleições, em 9 de novembro de 2010, a Fly-One ganhou licitação para que seus helicópteros pudessem servir ao Governo. O valor do contrato- tratado como “consulta” para futuras aquisições- foi de R$ 32,3 milhões (exatos R$ 32.322.540,00).

Voltando ao valor do helicóptero, que seria comprado com dinheiro do Ministério da Justiça, o Governo, com este dinheiro, poderia comprar cinco aeronaves novas.

Mas, os alugueis ou manutenção dos helicópteros foram mais lucrativos para a Fly-One. Em 3 de dezembro de 2010, R$ 180.600, para o Gabinete Militar (duração de dois meses); em 22 de dezembro de 2010- R$ 1.320.000, para a Secretaria Estadual de Saúde; seis dias depois, em 28 de dezembro, R$ 155.150,00, para a PM.

O Gabinete Militar voltou a usar os serviços da Fly-One: R$ 77.800, em 3 de fevereiro de 2011(o contrato duraria dois meses); em 27 de maio, por 12 meses, novo aluguel, desta vez para a Saúde- R$ 3.564.400; em 27 de maio de 2011, novo contrato, da mesma Secretaria de Saúde, com duração de um ano. E R$ 2.574.000,00.

2 respostas

  1. EM ALAGOAS, TUDO É LOCADO, O QUE SIGNIFICA DIZER QUE O GOVERNO DO TEOTONIO VILELA TEM UMA MÁQUINA DE DINHEIRO NA MÃO. VIATURAS DA SEGURANÇA PUBLICA, SAUDE, EDUCAÇÃO, TODAS LOCADAS. OUTROS ORGÃOS ESTADUAIS DE MENOR EXPRESSÃO, FAZEM PARTE DO ESQUEMA COLOCADO EM PRÁTICA POR ESSE PÉSSIMO E IMPRODUTIVO GOVERNO. LOCAÇÃO DE HELICÓPTEROS, POR CONSEGUINTE, NÕ É NOVIDADE.

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