Alagoas: Ponte Divaldo Suruagy passa por revitalização

Iracema Ferro/ Assessoria DER

Alagoas é o único estado do Brasil que tem um programa próprio de manutenção de pontes nas rodovias estaduais. Implantado pelo Governo Paulo Dantas, o programa gerenciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já viabilizou a revitalização 9 pontes de responsabilidade do governo estadual existentes em Alagoas. Uma das estruturas mais importantes do Estado, a Ponte Divaldo Suruagy, na saída de Maceió em direção ao litoral sul, passa por uma dessas manutenções.

Segundo o diretor de Operações, Implantação, Restauração e Conservação do DER, Iran Menezes, a medida visa preservar a vida útil das estruturas e garantir a segurança da população. Por ser uma ponte de 306 metros de extensão, de grande fluxo de veículos e com mais de 40 anos de existência, a Divaldo Suruagy passa por um trabalho intensivo de revitalização, que deve durar até o segundo semestre.

As obras de manutenção começaram pela parte de baixo da estrutura, mas será necessário dar continuidade à manutenção usando uma parte da faixa de borda da plataforma da ponte para a instalação de equipamentos de jateamento de concreto e bombas d’água pneumáticas, além de oferecer maior segurança para os trabalhadores.

Vale salientar que não haverá interferência no tráfego de veículos na ponte, já que serão colocados tapumes apenas no canto esquerdo, conservando as duas faixas. O trecho antes da ponte receberá nova sinalização para orientar os condutores. A colocação desses equipamentos acontece entre os dias 15 e 19 de fevereiro.

Iran Menezes destaca que todas as 261pontes de Alagoas passam por inspeções periódicas, onde são avaliadas as necessidades de manutenção.

Além da Ponte Divaldo Suruagy, já foram contempladas com obras de restauração estrutural duas pontes em Porto Calvo, quatro em Maragogi e duas em Japaratinga.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

.