Alagoas enfraquece a violência: homicídios caem quase 20% em julho; confira dados

Durante uma entrevista coletiva realizada na manhã desta terça-feira (8), o governador Paulo Dantas (MDB) anunciou que Alagoas registrou uma redução significativa de quase 20% nos crimes violentos letais e intencionais no mês de julho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2022.

Veja os dados: 

  • Alagoas teve uma redução de quase 20% nos crimes violentos letais e intencionais em julho deste ano, comparado ao mesmo período de 2022.
  • Em Maceió, a queda nos homicídios foi de 40% e, em Arapiraca, foi de 12%.
  • No mês de julho, foram registradas 77 mortes violentas em Alagoas, contra 95 no ano passado. Em Maceió, foram 23 homicídios e, em Arapiraca, 8 mortes.
  • De janeiro a julho, Alagoas teve o segundo melhor resultado da série histórica desde 2012, com menos de 700 homicídios.
  • O feminicídio teve uma queda de 80% em julho de 2023, comparado a julho de 2022, e uma redução de 21% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
  • Crimes de natureza patrimonial também apresentaram redução, como: 25% nos roubos de rua, 14% nos roubos a residências, 6% nos roubos de motocicletas e 78% nos roubos de veículos de passeio.
  • Em Maceió, houve diminuição de 20% nos assaltos a transeuntes e 86% nos roubos de carros de passeio. Em Arapiraca, a queda foi de 40% nos roubos a pessoas e 52% nos roubos de motos.
  • O quantitativo de armas apreendidas e de drogas caiu em Alagoas, com 135 armas recolhidas em julho de 2022 e 95 este ano, e 190kg de entorpecentes apreendidos no ano passado contra 111kg em 2023.
  • A SSP efetuou 78 prisões em cumprimento a mandados de prisão em julho deste ano, a maioria contra suspeitos de homicídios e 16 por estupro.

 

“Estamos melhorando os índices na Segurança Pública por causa da política transversal que estamos adotando, com melhorias em educação, geração de emprego e renda e no crescimento econômico, refletido no aumento da arrecadação”, destacou o governador.

Paulo planeja reunir a equipe de trabalho e embarcar para a Colômbia, com o objetivo de conhecer de perto os programas que levaram o país latino a uma notável redução da violência. “Vamos saber quais as estratégias e, dependendo do caso, tentar implantá-las em Alagoas”, disse.

.