Ícone do site Repórter Nordeste

Alagoanos ganham ‘oscar’ da tecnologia móvel

O pequeno estado de Alagoas brilhou nesta terça-feira (5) no maior prêmio de tecnologia móvel com destaque para o aplicativo Hand Talk (Mãos de falam), escolhido o melhor na categoria Inclusão Social. O grupo de alagoanos esteve no prêmio WSA-Mobile e presenciou a disputa acirrada com outros quatro concorrentes.

Os alagoanos vencedores: Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz, estão em Abu Dahbi desde o dia 2 de fevereiro. Cerca de oitenta jurados votaram na premiação.
Criatividade, funcionalidade e importância social aliados criaram o Hugo, nome do boneco que será o interlocutor entre o Hand Talk e os portadores de deficiência auditiva.

À imprensa, Thadeu Luz informou que foi usada tecnologia 3D, para aperfeiçoar o boneco. O aplicativo não é só um dicionário ou tradutor gramatical da língua portuguesa para libras. Tem biblioteca de animação, programada por um conjunto de mais de 300 palavras, o Hand Talk converte dados de texto, som e imagem que são traduzidos em libras pelo personagem.

O prêmio é considerado o Oscar da tecnologia móvel, o WSA-mobile contempla e promove os projetos com melhores conteúdos e aplicativos on-line em diversas categorias. Entre os 435 projetos de 102 países inscritos gratuitamente no prêmio, o Hand Talk e o MyFunCity são os únicos representantes brasileiros na disputa.

As informações são da assessoria de comunicação

Sair da versão mobile