Alagoano ganha terceiro lugar em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

O atleta alagoano Taumaturgo Matheus Buarque Fontes, de 29 anos, ganhou o bronze na categoria de 88 kg e 300 gramas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu. O evento esportivo ocorreu em Barueri (SP).

Há 2 anos no Jiu Jitsu, Taumaturgo se prepara como atleta há 13 anos. Fã do anime Dragon Ball, sua paixão por artes marciais começou ainda quando criança. O Goku, também conhecido como Kakarotto, é seu personagem favorito e inspirou seu desejo de lutar.

“Amava lutas e artes marciais, acompanhar os eventos de fora. Batalhando desde o início no Muay Thai, Crossfit e agora Jiu-Jitsu. As lutas são minha paixão, me encontrei novamente nesse esporte”, diz o atleta que também é auxiliar-administrativo.

O evento foi uma oportunidade de ouro para o alagoano, mas também uma superação. Ele encontrou atletas conhecidos nacionalmente como André Galvão, que sempre admirou lutar.

Sem patrocínios, ele recorreu a uma rifa para completar os custos da viagem e estadia em São Paulo. A história de Tauma fala sobre como o esporte alagoano precisa receber mais incentivos.

“Acho que o esporte alagoano não é tão apoiado quanto deveria. Vindo aqui pra Barueri pude sentir isso, o quanto a cidade apoia o esporte a ponto de ceder um ginásio enorme pra realizar um evento irado. Nós atletas alagoanos se não corremos com nossas próprias pernas, do canto não saímos, por isso fiz rifa, trabalhei 3 horários, corri atrás de todo jeito, até nos finais de semana trabalhei”, relatou.

Apesar das dificuldades, o atleta comemora, recebe elogios e reconhecimento de outros atletas locais. Para Tauma, o bronze representa uma vitória.

“Apesar de ser um bronze, só de estar no maior campeonato de nível nacional para mim foi uma grande vitória. É primeiro campeonato brasileiro que participo e consegui atingir o pódio. Representa muita dedicação, luta e abdicação que foram ao longo desses 13 anos de esporte. E muita fé em Deus! Sem ele, nada disso aconteceria”, comemorou.

.