BLOG

AL tem ‘número crescente de casos de sífilis’

sifilis

Alagoas apresenta um número crescente de casos de sífilis, disse a Secretaria Estadual de Saúde, ao ser questionada pelo blog sobre as declarações do ministro da Saúde, Ricardo Barros. Barros explicou que o Brasil vive epidemia da doença.

E como está a situação de Alagoas?

“Alagoas apresenta um número crescente de casos de sífilis, em razão da expansão dos serviços para detecção da doença no Estado. Com isso, muitos casos silenciosos, acabam sendo detectados. Mas esta situação acarreta também no aumento do número de pessoas tratadas e, com isso, a disseminação tende a reduzir”, disse a secretaria, em nota.

De janeiro a setembro deste ano, os casos da doença no Estado, detectados pela Sesau, foram de 235 (janeiro a setembro); ano passado, no mesmo período, foram 281.

Maceió, Rio Largo, Pilar, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Marechal Deodoro lideram em quantidade de doentes.

“Os municípios com maior número de habitantes acumulam maior número de casos”, disse a secretaria.

“O diagnóstico da sífilis pode ser feito por meio de testes rápidos, disponíveis nas Unidades de Saúde do  Sistema Único de Saúde (SUS). Quem está planejando a gravidez, deve fazer o exame antes, para se certificar de que não tem a doença. No caso de já estar gestante, é preciso realizar o teste já na primeira consulta do pré-natal (no primeiro trimestre), para tratar o quanto antes e minimizar os riscos ao bebê”, explicou a saúde estadual ao blog.

SOBRE O AUTOR

..