AL é o 2o do Nordeste quem mais aplica a 2ª dose ou dose única das vacinas

Bia Alexandrino

Alagoas figura em segundo lugar no ranking do Nordeste entre os estados que mais aplicam a segunda dose ou dose única de vacinas contra o novo coronavírus. São 46,71% dos alagoanos com 18 anos ou mais que apresentam o esquema vacinal completo, o que representa 1.109.287 pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) divulgados nesta terça-feira (28)

Com relação a esse mesmo dado, Alagoas está acima da média do Nordeste, que possui 42,16% de pessoas vacinadas. Dos nove estados nordestinos, Alagoas fica atrás apenas do Rio Grande do Norte, que completou o esquema vacinal de 52,47% da população adulta.

Com relação à dose de reforço (DR), foram aplicadas 975 doses nas pessoas a partir de 60 anos institucionalizadas e nos idosos a partir de 70 anos, que já completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses. Além disso, foram aplicadas 394 doses adicionais (DA) nos imunossuprimidos a partir de 12 anos, após 28 dias da segunda dose ou da dose única.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 foram aplicadas em Alagoas as vacinas Janssen – para dose única –, além da Astrazeneca, CoronaVac e Pfizer. Ao todo, soma-se mais de dois milhões de alagoanos vacinados com, pelo menos, a primeira dose da vacina.

O Secretário de Estado de Saúde, Alexandre Ayres, celebra o avanço da campanha de vacinação em Alagoas e afirma que o Estado já vacinou mais de 111 mil adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose do imunizante da Pfizer. “Vacinar faixas etárias cada vez menores é uma grande vitória pro Estado na corrida contra os prejuízos provocados pelo novo coronavírus”, sustenta o gestor.

O secretário pede também para que a população alagoana continue completando o esquema vacinal e respeitando as restrições sanitárias. “Não podemos relaxar no uso de máscara, na higienização das mãos e no distanciamento social, pois são essas medidas que diminuem a taxa de transmissibilidade do vírus. Peço também para que tomem as duas doses da vacina, porque a vacina é a nossa única esperança para o fim da pandemia”, concluiu Alexandre Ayres.

Balanço – Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 3.150.674 doses. Deste total, 2.040.018 de pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 1.109.287 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU).

E para que a luta contra a Covid-19 seja mais eficaz é preciso continuar atento aos cuidados no combate à Covid-19, inclusive para evitar a proliferação de novas variantes. Por isso, não esqueça:

– Use máscara ao sair de casa;

– Respeite os protocolos de distanciamento social;

– Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel;

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca;

– Cubra nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar;

– Fique em casa se você se sentir indisposto;

– Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *