BLOG

AL: CGU identifica irregularidades em beneficiários do seguro-defeso

Mais da metade (58,9%) dos beneficiários do seguro-defeso em Alagoas está irregular, diz a Controladoria Geral da União, segundo informa a Gazeta de Alagoas.

Pelos números da CGU, Alagoas tem 24.685 pescadores artesanais registrados, totalizando R$ 153,2 milhões em pagamentos do seguro-defeso.

Segundo o relatório do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, os controles existentes no sistema são vulneráveis e não evitam a ocorrência de falhas no cadastro dos pescadores, nem mitigam os riscos de exploração das vulnerabilidades. Os auditores destacam ainda que logins e senhas de acesso de servidores eram utilizadas por funcionários terceirizados, com ou sem o consentimento dos titulares.

“Tal fragilidade na base de dados do SisRGP permitiu um pico na quantidade de registros (24.430) justamente no mês anterior ao do pleito eleitoral de 2014. O mesmo não foi observado no mês de setembro de 2013 (3.214 inscrições). O fato reforça a tese de que o cadastro esteja sendo utilizado para fins alheios aos que direcionam a política pública”, alerta trecho do relatório que reúne as informações levantadas.

SOBRE O AUTOR

..