Ícone do site Repórter Nordeste

Adriano Soares, em resposta ao Bom Dia Brasil: ‘Os resultados estão vindo e virão’

Em resposta à matéria do Bom Dia Brasil- e as críticas do jornalista Alexandre Garcia sobre a situação da educação em
Alagoas- o secretário Adriano Soares disse que o Governo vem buscando melhorar as condições das escolas, com reformas nas instituições de ensino.

“Eu sei o quanto estamos fazendo para mudar a Educação Alagoas. Claro, as críticas – quando verdadeiras! – são sempre bem-vindas, porque ajudam a refletir sobre eventuais erros. É compreensível que certas mazelas, quando enfatizadas, produzam a percepção parcial da realidade, fazendo com que o crítico – embora de forma honesta, porém superficial – tome a parte pelo todo, fazendo uma análise distorcida e, por isso mesmo, injusta.”, disse Soares.

No Bom Dia Brasil desta quinta-feira, Alagoas aparece com escolas em reformas, ano letivo atrasado e 10 mil alunos fora das salas de aula. O Governo diz que até setembro recupera as unidades de ensino.

Veja nota completa do secretário

Eu sei o quanto estamos fazendo para mudar a Educação Alagoas. Claro, as críticas – quando verdadeiras! – são sempre bem-vindas, porque ajudam a refletir sobre eventuais erros. É compreensível que certas mazelas, quando enfatizadas, produzam a percepção parcial da realidade, fazendo com que o crítico – embora de forma honesta, porém superficial – tome a parte pelo todo, fazendo uma análise distorcida e, por isso mesmo, injusta.

Hoje, no Bom Dia Brasil, mostrou-se uma matéria sobre os problemas ainda pendentes das reformas. Eles existem? Sim, sem dúvida. Há 10 mil alunos – em um total de 240 mil alunos – ainda fora de sala de aula? Sim, de fato. Isso é algo ruim e absurdo? Todos concordamos que sim. Porém…

Porém, há uma história de abandono na educação de Alagoas. Problemas estruturais sérios, ausência de políticas públicas claras e planejamento a longo prazo. Tudo feito ao longo de décadas de modo artesanal, aos pedaços, sem uma visão do todo e sem políticas pedagógicas voltadas à eficiência e pautadas na meritocracia.

Estamos mudando isso. Fato! Estamos botando a mão nos problemas, enfrentando as mazelas. Fato! E não estamos embromando, enrolando, com lero-lero. É trabalho duro, profundo, complexo, que não dão resultados do dia para a noite, embora os resultados já comecem a aparecer. Só os mal intencionados não veem ou não querem ver. Só os céticos, por terem perdido a capacidade de sonhar, fingem que nada acontece. Mas eu pergunto: quando em Alagoas se fez a reforma de 163 escolas de uma vez só?; quando se fez um plano de gestão voltado para os resultados?; quando se planejou a curto, médio e longo prazo?

Pois é isso que estamos fazendo. Já. Agora. Com a responsabilidade e determinação da nossa equipe, que não se cansa de trabalhar e superar as imensas dificuldades e as aves de rapina de certa turminha que sempre ganhou muito com as mazelas da educação. Sim, meus caros, se muitos perdem com essa educação de ideb vergonhoso e analfabetismo estratosférico, há uns poucos que ganham politicamente, que fazem carreira com discursos vazios e cartas reptantes de boas (e falsas!) intenções.

Bem, o Bom Dia Brasil de hoje fez uma crítica severa à educação de Alagoas, no comentário sempre incisivo do jornalista Alexandre Garcia. Qual a resposta que posso dar a ele? Uma única: esse governo é sério, o Governador Teotônio Vilela Filho não é omisso e eu assumo claramente o compromisso de mudar – com os profissionais da educação de Alagoas – um quadro adverso. Sem milagres, sem lero-lero, sem conversa bonita, mas com muito trabalho, planejamento e gestão. Os resultados estão vindo e virão. E teremos orgulho da Educação de Alagoas.

 

Sair da versão mobile