Ícone do site Repórter Nordeste

Adriano Soares deve sair da Educação; Tereza Nelma é cotada

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) começa a articular, ainda sem data, a mudança na Secretaria Estadual de Educação e Esportes. Adriano Soares, titular da pasta, deixa a função e assume a vereadora Tereza Nelma (PSDB). A tucana é cotada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. A SEE seria uma “ponte”.

Ao mesmo tempo, a entrada da vereadora na secretaria seria uma compensação eleitoral. O nome de Tereza chegou a circular nos bastidores para assumir a Educação de Maceió- mas a cota é de Rui Palmeira, que indicou a ex-reitora da Ufal, Ana Dayse. A vereadora ajudou a financiar a campanha de Rui. O governador deve ceder o espaço e Rui aumentar a cota do PP no município, para compensar a perda. Há uma discussão para a entrega da Superintendência de Limpeza Urbana (Slum) ao partido.

Adriano Soares foi indicado pelo senador Benedito de Lira (PP). Não era exatamente o advogado eleitoral, um dos mais requisitados na área, que assumiria a função. E sim Milton Tadeu Lira, de passagem pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió.

Atualmente, Adriano Soares e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação vivem às turras por questões salariais e as condições de trabalho dos profissionais da Educação. A mais nova guerra é a mudança de composição no Conselho Estadual de Educação. No meio da briga, o senador Fernando Collor (PTB), acusado de patrocinar- através da Gazeta de Alagoas- a quebra de braço entre Adriano Soares e o Sinteal.

Sair da versão mobile