Ação contra Janones por rachadinha é arquivada pela Câmara

janones-s

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu arquivar o processo contra o deputado André Janones com 12 votos a favor e 5 contra, em votação realizada nesta quarta-feira (05/06).

O relatório elaborado por Guilherme Boulos recomendando o arquivamento foi aprovado após ter sido apresentado em 15 de maio, sendo adiada devido a pedidos de vistas dos deputados Alexandre Leite e Cabo Gilberto.

Antes da votação, o relator destacou que o Conselho não debateu a prática de rachadinha, pois o caso ocorreu na legislatura anterior e não podia ser analisado no momento.

A denúncia veio à tona em novembro de 2023, quando um áudio de 2019 foi divulgado, no qual Janones cobrava parte dos salários dos servidores para recompor seu patrimônio após a campanha pela prefeitura de Ituitaba em 2016, e sugeria a criação de uma “vaquinha” para a campanha de 2020.

Na sua defesa no Conselho de Ética, Janones alegou que as contribuições dos servidores eram espontâneas e que estava sofrendo perseguição política.

Ele argumentou que as acusações de rachadinha eram baseadas em um áudio manipulado e descontextualizado, que não refletia a relação entre um parlamentar e seus assessores, mas sim um grupo político buscando fortalecer-se para eleições futuras. Janones afirmou que as contribuições não eram obrigações, sem valores definidos.

.