BLOG

A revolução de Luciano Barbosa e um destino para o Cepa

Prestes a completar dois meses no Governo, o vice e secretário de Educação, Luciano Barbosa (PMDB), ainda não mostrou a “revolução” que luciano_barbosapretende à frente de uma área onde o governador Renan Filho (PMDB) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), serão cobrados.

O blog oferece uma sugestão de leitura.

Uma das promessas de Renan Filho são escolas em tempo integral. Aliás, a Unesco lançou relatório em apoio a experiências brasileiras de escolas em tempo integral, constando no programa “Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz”.

O Cepa -onde hoje funciona o gabinete de Luciano Barbosa- pode ser aberto aos finais de semana com atividades de esporte, arte, cultura e lazer.

Ideia, aliás, deste programa da Unesco para outras escolas no país.

Porém: todas sem uma estrutura tão completa quanto o Cepa.

É reconhecido no país que escolas em tempo integral ajudam na diminuição dos índices de homicídios entre os jovens.

Também é reconhecido que o Cepa possui piscinas semi olímpicas, um observatório astronômico, campos de futebol, uma escola de artes…

Polícias, Corpo de Bombeiros, professores, as secretarias da era Renan podem se unir para ações educativas aos fins de semana no Cepa.

Além de igrejas, ONGs, grupos artísticos…

Jovem, escola e comunidade seriam os focos desta abertura do Cepa. Jovens em situação de vulnerabilidade social com oportunidades de inclusão sociocultural.

A cultura da paz para a reconstrução da cidadania. Da diversidade cultural. Da solidariedade e do entendimento.

A participação. Aliás, mote de campanha de Renan.

Uma resposta

  1. Bem pensado .Esse imenso espaço ocioso do cepa com piscinas,campos e quadras,escolas de artes,ginázio,teatro podem serem otimizados com ações educativas não só fim de semana mais como ações permanentes no sentido de promover a cidadania na escola e atuar como cultura de paz atraves de ações integradas.

SOBRE O AUTOR

..