Ícone do site Repórter Nordeste

A Renan Calheiros,prefeitos avisam que não vão cumprir LRF

Oitenta prefeitos de Alagoas se reuniram no gabinete do senador Renan Calheiros (PMDB), em Brasília, para reclamar, segundo eles, da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)- principal verba que abastece as cidades. E avisaram que não devem cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por causa dos cortes federais.

Em 2009, a União promoveu uma compensação por conta de perdas do FPM, entre outubro e novembro. “Os recursos foram destinados a quitar as folhas de pagamento das prefeituras, as quais puderem fechar as contas”, lembra o prefeito de Coruripe, Marx Beltrão. Hoje, segundo Beltrão, a queda do FPM chegou a 15% ao se comparar outubro de 2011 ao mesmo período desse ano. “Isso, em um mês, se computar todos os meses que tiveram perdas, o prejuízo chega a ser incalculável em âmbito nacional. Todo o mês vem piorando”, pontua.

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), produzida pelo Governo Federal, provocou a também a queda do FPM, dizem.

O prefeito de Paripueira e ex-presidente da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), Abraão Moura, diz que a situação é “crítica”. “Infelizmente a situação é crítica. A grande maioria dos municípios não irá conseguir fechar suas contas. Isso porque recebemos menos FPM que no ano passado”, afirma.

Sair da versão mobile