Ícone do site Repórter Nordeste

“A presidente Dilma procurou um tutor com problemas criminais muito sérios”, diz Gilmar Mendes

R7

Gilmar Mendes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) falou na tarde desta quarta-feira (16) sobre a ida do ex-presidente Lula para o Ministério da Casa Civil no lugar de Jaques Wagner. Mendes tomou a palavra durante julgamento sobre o rito de impeachment e falou que “a presidente Dilma procurou um tutor com problemas criminais muito sérios”, de acordo com O Antagonista.

O Palácio do Planalto confirmou nesta tarde ida do ex-presidente para o governo. O acordo foi feito depois de uma reunião entre Lula e Dilma no Palácio da Alvorada na terça-feira (15). Mais cedo, dois líderes do PT já haviam confirmado a informação.

Com a nomeação, Lula está de volta ao Poder Executivo desde quando deixou a Presidência da República, em dezembro de 2010. Havia a possibilidade de Lula ir para a Secretaria de Governo, que foi criada a partir da fusão entre a Secretaria-Geral da Presidência e da Secretaria de Relações Institucionais, quando Dilma cortou ministérios e juntou algumas secretarias.

No mesmo comunicado, o Palácio do Planalto anunciou que o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG) irá assumir o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil.

Sair da versão mobile