Ícone do site Repórter Nordeste

A legalização do aborto

Ueldison Alves

O aborto é um tema ainda muito delicado em todo mundo, em alguns países por exemplo, o aborto é legalizado, em outros somente em caso de abuso sexual, porém o fato é que existe uma reprovação unânime sobre ação do aborto.

Historicamente foi a antiga União Soviética quem legalizou o aborto, sendo essa considerada o primeiro direito das mulheres a ser conquistada num regime comunista.

A legalização já era defendida por Lenin, antes mesmo da eclosão da Revolução Russa de 1917, mas a lei só foi concretizada em 1920.

AOS OLHOS DO PARLAMENTO

É importante ressaltar que não foi uma legalização por entender que as mulheres tinham simplesmente um direito a ser defendido com olhos e dentes, mas sim existia uma preocupação dos parlamentares que as mulheres gravidas colocassem em risco toda luta, causa e esforço dos revolucionários a perder.

ABORTO A QUALQUER MOMENTO.

Os médicos da URSS, consideravam que o aborto poderia ser realizado em qualquer etapa da gestação, com isso pouco tempo depois, os abortos tornaram-se gratuitas, mas em 1936, Joseph Stalin, volta a criminalizar o aborto e durou até 1955, quando o país legaliza novamente a ação.

DADOS PELA ONU

Segundo os dados levantados pela Organização das Nações Unidas em 2019, a Rússia continua sendo o país que mais realiza práticas abortivas no mundo, mais de 1,3 milhões de abortos no território, isso fez com que a imigração das mulheres aumentasse na região russa.

Sair da versão mobile