Repórter Nordeste

Você acha que seu animal só deve ser vacinado uma vez por ano?

Sabemos que é de extrema importância vacinar nossos animais de estimação.

Mas muitas pessoas, principalmente das zonas rurais e interior do estado, desconhecem as inúmeras vacinas existentes no mercado, acreditando que só são necessárias as vacinas tríplice para cães e antirrábica para cães e gatos.

Atualmente temos muitas outras vacinas, também de extrema importância para seu pet: a polivalente, por exemplo, imuniza os cães contra várias doenças, como Cinomose (doença que acomete com facilidade cães não imunizados e de difícil tratamento, levando muitos a morte).

Há ainda a Hepatite infecciosa, Parainfluenza, Adenovirose, Coronavirose, Parvovirose ( acomete principalmente filhotes causando vômitos e diarreia com sangue por alguns dias, se não tratada leva o animal a óbito) e Leptospirose.

Temos também vacina  para Traqueobronquite que os imuniza contra Parainfluenza e Bordetelose.

Os moradores de zonas rurais devem estar atentos à vacina contra leptospirose já que nessas regiões os animais estão bem mais expostos que os de zonas urbanas, devido à presença de ratos em depósitos de rações, plantações etc.

A dose deve ser repetida a cada seis meses, enquanto em áreas urbanas se dá apenas o reforço anual.

Já para os gatos temos no mercado a vacina Quíntupla que os protege contra Rinotraqueíte, Calicevirose, Panleucopenia, Clamidiose e Leucemia felina.

Essas vacinas devem ser aplicadas de acordo com a orientação do Médico Veterinário, a partir dos 45 dias de vida de seu cão ou 60 dias de seu gatinho.

Lembrando que ao imunizar seu animal de estimação, você estará também cuidando da sua saúde e de sua família, já que os mesmos, se contaminados,  podem transmitir doenças ao homem como Leptospirose e Raiva.

Mantenha o cartão de vacinas de seu bichinho em dia, pois assim seu parceiro terá uma vida mais longa e saudável.

Sair da versão mobile