Repórter Econômico: Cuidado com o bolso!

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Cuidado com seu bolso!
A inflação de fevereiro bateu recorde, ultrapassando 1.30%, devido ao aumento dos combustíveis e mensalidade escolar. Se continuar assim, o governo não vai conseguir mais controlar. Os juros, obviamente, subirão a cada mês, para inibir o consumo. Mas as facilidades no crédito de longo prazo, contínuo, e isso incentiva o consumidor a comprar mais e tomar empréstimos, sem se preocupar com o juro alto. O resultado é o aumento da inadimplência.

Os preços continuam oscilando muito de um local para outro, principalmente no setor de alimentos, material de limpeza e higiene, fazendo com que o consumidor disciplinado, pesquise mais, procurando o menor preço. Se for a uma feira livre, pechinche com o vendedor e, no supermercado, jamais compre através do cartão de crédito parcelado. Nâo se compra comida a crédito. É burrice! As administradoras cobram juros elevadíssimos, multas, taxas.

Negociando
Quem tem um débito, se encontra negativado no SPC e não pode pagar o valor total, procure o credor, e negocie, encontrando uma maneira de ficar isento de juros e multas, caso tenha o dinheiro para quitar, jurando nunca mais se endividar.Mas se esse dinheiro não existe, negocie parceladamente, pagando em dia.

Propaganda
Quando você vai a uma loja porque viu a propaganda de algum produto com preço que “cabe no seu bolso”, verifique antes se em outra loja existe o mesmo produto com preço mais alto ou menor. Nunca compre na primeira parada. A propaganda, tende atrair o desavisado. Só vá às compras com tempo suficiente para pesquisar e comprar à vista.

Mais despesas
Fevereiro acabou.É o mês mais curto do ano e, ainda teve o “feriadão” do Carnaval. Agora, chega mais uma despesa extra: O IPTU, que pode ser pago de uma só vez,com um bom desconto ou ainda parcelado em até dez vezes. Se puder, pague tudo, evitando mais uma conta mensal. Tem ainda o IPVA e claro as despesas fixas. Todo cuidado é pouco! Pense numa empresa que trabalha com o pensamento no lucro e a redução no custo. Siga essa dica: poupe e reduza suas despesas.

Suas contas
Economize em suas despesas fixas, principalmente no consumo de energia, água, telefone, gás,combustível, serviços essenciais para o dia a dia. Mue seus hábitos de consumo, reunindo a família para economizar todos esses ítens. Eletrodomésticos que mais consomem energia, sã: chuveiro elétrico, ferro de engomar, máquina de lavar e ar condicionado.

.