Operação Sorriso recebe o dobro de candidatos, comparada a 2010

A seleção dos pacientes ocorreu na última quarta-feira (14) na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, localizada na Praia do Sobral

Santa Casa de Misericórdia

A Operação Sorriso recebeu nesta edição o dobro de candidatos registrados em 2010. Foram 155 pessoas contra 79 no ano passado. “O trabalho das emissoras de rádio e da mídia televisiva, virtual e impressa foi decisivo para este resultado”, avalia Rejane Paixão.

A seleção dos pacientes ocorreu na última quarta-feira (14) na Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, localizada na Praia do Sobral. Após a triagem, metade dos pacientes e acompanhantes aguardaram o resultado hospedados no educandário Eunice Weaver

Seleção criteriosa

A seleção de pacientes seguiu alguns critérios básicos. Durante a triagem tiveram prioridade as crianças de 0 a 6 anos que nunca tiveram o lábio operado assim como os pacientes que realizaram cirurgia na Operação Sorriso em anos anteriores e que agora prosseguiriam o tratamento. Depois foram escolhidos pacientes de qualquer idade e portadores de outras deformidades faciais.

“O acompanhamento dos pacientes no pós-operatório será realizado em parceria com a Santa Casa de Maceió”, confirmou o cirurgião plástico André de Mendonça.

A iniciativa contou com o apoio institucional da Marinha do Brasil, Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-maxilo-facial e da Associação Acadêmica da Operação Sorriso.

Também estiveram envolvidos na organização e execução do projeto 41 profissionais articulados pela Operação Sorriso, dos quais cirurgiões plásticos, geneticistas, enfermeiros, anestesiologistas, psicólogos, ortodontistas, fonoaudiólogos e pediatras e entre outros profissionais.

A Operação Sorriso é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de abrangência mundial. Somente no Brasil, a organização não governamental já realizou mais de 3.500 cirurgias.

.