Repórter Econômico: Mais disciplina

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Mais disciplina
Já estamos no segundo semestre do ano e o que vem se comprovando através de pesquisas, é que o consumidor vem mudando de hábitos e com mais disciplina e consciência de que deve economizar ao máximo, consumindo menos, evitando os juros altos e vivendo de acordo com o que ganha, sem se endividar. Esse é o economicamente correto e civilizado.

A inflação vem sendo controlada, mas os preços sempre sobem, de acordo com o próprio momento econômico e os fatores climáticos, que reduzem a produção. Não existe exagero de preços altos. A concorrência é acirrada e exige que o consumidor continue pesquisando, só comprando à vista ou a prazo curto. Quanto mais longo foi o tempo de pagamento, mais prejuízo para o orçamento.

Juros
As chamada Taxa Selic (aquela que é praticada entre bancos), anunciando todo mês pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, vem subindo e já ultrapassa os 10% ao ano Só que a que o consumidor paga no cartão de crédito parcelado e no cheque especial, é superior a esse porcentual e mensal. Portanto, fuja desse tipo de crédito.

Sem pressa
Ao se dirigir a um supermercado ou lojas de shoppings e de ruas, vá sem pressa. Jamais compre na primeira parada. Primeiro, deve levar a lista de compras e ir pesquisado, checando preços, constatando se o preço cobrada é maior ou menor do que a compra anterior.

Cautela
O casal mais disciplinado é o que deve ir às compras. Se tiver filhos pequenos, também não leve. Eles costumam provocar escândalos quando não conseguem colocar no carrinho do supermercado, o que pretendem consumir. No caso de uma feira livre, pode ainda pechinchar preços, já que a maioria dos vendedores é formada pelo próprio produtor de frutas, verduras e legumes. Uma boa maneira de economizar e ter um produto natural, sem agrotóxico.

Anotando
No orçamento doméstico elaborado desde janeiro, e cumprido todo mês, tem que existir o espaço reservado a uma poupança, ou seja, uma reserva financeira, para qualquer emergência, já que esse tipo de investimento do mercado, pode ser sacado a qualquer dia.

Vestuário
Esse item sempre se constituiu em um peso para qualquer consumidor. Existe o que compra por impulso, quando se depara com alguma roupa na vitrine da loja e anunciando como promoção. Muitas vezes, nem necessita naquele momento, mas compra. Aí o orçamento estoura e não tem como sair desse hábito exagerado de consumo. Evite isso.

.