PC abre inquérito para apurar morte de juiz, atingido por árvore

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul abriu inquérito para investigar a morte do idoso de 64 anos após ser atingido por uma árvore de 20 metros que caiu no Parque Farroupilha (Redenção) em Porto Alegre por volta das 17h deste sábado (31). De acordo com o inspetor Samuel Fagundes, da 10ª DP da capital, o delegado responsável pelo caso, Abílio Pereira, pediu laudos criminal e ambiental do Instituto-Geral de Perícias do estado.

“O IGP já realizou a perícia criminal neste sábado. No domingo, será feita a ambiental, já que os técnicos não conseguem fazer esse trabalho pela noite. Na segunda-feira (2), todos os elementos arrolados serão avaliados pelo delegado”, explica Fagundes ao G1.

Segundo Fagundes, a vítima era natural de Santa Cruz do Sul e morava em Porto Alegre. O Departamento Médico Legal da capital informou que o idoso era juiz do trabalho. O corpo deverá ser liberado durante a madrugada deste domingo.

De acordo com o supervisor de praças e parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Leo Bulling, o órgão também fará um laudo no local do acidente na manhã deste domingo (1).

“O problema do vegetal não era visível. As partes dos galhos e do caule não tinham lesão aparente, mas depois foi visto que a raíz tinha problema. O estranho é que não havia nenhum vento na hora da queda”, diz Bulling.

Sobe a segurança dos passeios do parque, que é um dos mais movimentados da capital, o supervisor diz que não há risco de outras árvores caírem. “Pela avaliação, as árvores do entorno não apresentam nenhuma necrose aparente que possa colocá-las em risco. Um engenheiro agrônomo cuida do parque, e, quando há algo errado, os funcionários e os próprios frequentadores costumam alertar”, defende.

De acordo com Bulling, a árvore era um eucalipto com cerca de 20 metros de altura e estava com as raízes comprometidas. Além disso, ele explica que o longo período de chuva que ocorreu nos últimos dias pode ser um fator preponderante para a queda.

“Como as raízes ficam dentro da terra, é difícil de conseguir visualizar o apodrecimento interno. No espaço onde ela caiu, existem mais árvores da mesma espécie. Então, temos que observar. E como choveu muito nos últimos dias, a umidade pode ter contribuido para a queda da árvore”, afirma ao G1.

De acordo com o supervisor, uma equipe composta por dois engenheiros agrônomos e uma biológa da secretaria vão iniciar um laudo para averiguar o motivo da queda da árvore com previsão de entrega para o início da semana que vem.

Fonte: G1

.