Repórter Econômico: Produtos do sítio

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Produtos do sítio

Indiscutivelmente o melhor alimento é o produzido no sítio, sem agrotóxico. Tem a garantia de consumir o que realmente faz bem a saúde e ainda ajuda a quem produz na chamada agricultura familiar,que aos poucos vem crescendo muito em Alagoas, através dos programas de financiamento subsidiados pelo governo federal, que também distribui sementes e orienta sobre o plantio, colheita e comercialização.

Venho consumindo esses alimentos (hortifrutigranjeiros) desde que foi criada a Feira Ecológica de Jaraguá, a cada sexta-feira, onde posso pesquisar preços,pechinchar com o próprio produtor e levar para casa o verdadeiro produto do sítio. São pequenos agricultores do Agreste e Mata, que recebem o apoio da Secretaria de Agricultura, Sebrae e outros órgãos de assistência técnica.

No comércio
Ao se dirigir ao comércio central para comprar móveis, eletroeletrônicos, calçados,confecções,etc, vá com tempo livre para visitar às lojas, conversar com os vendedores e ainda pechinchar, só comprando quando tiver certeza de que fez uma boa economia. Se for pelo cartão de crédito, observe se realmente não tem juro embutido no preço. O melhor mesmo é à vista, com dinheiro em espécie ou cartão de débito, obviamente que com descontos de até 20%.

No supermercado
Para as compras de alimentos, material de limpeza e higiene, também pesquise os preços, troque de marcas e leve a lista, só comprando mesmo o que estiver anotado. Atende para as promoções. Se realmente o preço for inferior ao da compra anterior, coloque no carrinho. Os preços desses produtos vêm aumentando constantemente, mas continua existindo as diferenças.

Juros
A chamada Taxa Selic (entre bancos) deve chegar perto dos 10% ao ano em dezembro. Atualmente se encontra em 8,5%. Mas o governo, para segurar a inflação, deve continuar aumentando a cada mês. Só que a taxa para o consumidor, no caso do cartão de crédito parcelado ou o cheque especial, chega aos 10% por mês.

Décimo
Os aposentados e pensionistas do INSS, receberão a primeira parcela do décimo terceiro salário, no salário de agosto. Uma chance para quitar débitos, comprar o que precisa ou ainda poupar. A segunda parcela será paga em dezembro.

.