Repórter Econômico: Invista seu dinheiro

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

Invista seu dinheiro
Uma excelente opção para investir seu dinheiro no mercado financeiro, é o título de capitalização operado pelos bancos públicos e privados. Trata-se de um contrato de adesão realizado entre o consumidor e o banco, que tem por objeto o depósito periódico de prestações pelo consumidor, o quel terá, após cumprido um prazo contratato, o direito de resgatar parte dos valores depositados corrigidos por uma taxa de juros estabelecida contratualmente; conferindo, ainda, quando previsto, o direito de concorrer a sorteios de prêmios em dinheiro.

O título de capitalização apresenta como cláusulas principais: o prazo de vencimento; o número de depósitos; o índice oficial de reços utilizado para reajustar o valor das prestações pagas mensalmente pelo consumidor e a taxa de juros aplicada para remunerar a parte dos valores depositados que será devolvida ao consumidor. E mais: reajuste no valor dos depósitos realizados pelo consumidor, que é o IGPM da Fundação Getúlio Vargas; retenção de parte dos depósitos realizados, em caso de resgate antes do vencimento do contrato e existe uma carência para o consumidor ter direito a efetuar resgates.

Direitos
O consumidor que aderir a um título de capitalização terá o direito de receber, ao término do contrato, os valores depositados, descontados de taxas de administração e de parcela destinada para custeio dos sorteios, corrigidos por uma taxa de juros contratata. Alguns títulos oferecem, ainda, o direito de concorrer a sorteios de prêmios.

Não é poupança
Título de capitalização não é como caderneta de poupança. Ele apresenta quatro diferenças fundamentais. Primeiro, as aplicações em poupança não exigem car~encia para resgate dos recursos investidos. Segundo, enquanto a poupança remunera o capital investido pela TR + 6% ao ano, os títulos atualizam o capital investido apenas pela TR, acrescido de uma taxa referenciada a um percentual da taxa de juros básica aplicada à dederneta de poupança,a qual pode ser de somente 20% desse índice.

E mais
A terceira, enquanto a poupança remuera todo o capital investido, os títulos de capitalização remunram apenas parte dos depósitos realizados pelo consumidor. A quarta diferençaestá no fato de que os investimentos em poupança são assegurados pelo Fundo Garantidor de Créditos, enquanto que as aplicações em títulos não contam com qualquer garantia oficial em caso de irregularidades na gestão por parte da sociedade de capitalização.

Resgate
O título de capitalização não pode ser resgatado a qualquer momento, como a poupança. Além de haver uma carência mínima, prevista no contrato (em geraldeseis meses)para que o consumidor possa retirar seus recursos, a sociedade de capitalização não restituirá integralmente os depósitos efetuados quando houver resgate antecipado. Desse modo, resgates antes do vencimento do título obrigarão o consumidor a receber apenas parte dos valores investidos.

Perdas
O resgate anecipado implica em perdas, pois o contrato prevê que o consumidor será obrigado a retirar apenas parte dos valores depositados. O percentual de perdas patrimoniais é progressivo, sendo maiores quanto mais cedo ocorrem os resgates.

Todas as colunas de Jair Pimentel

.