Apresentador da BBC admite ter assediado 13 vítimas

Agência O Globo

Stuart Hall, um popular apresentador da TV britânica BBC, admitiu nesta quinta-feira ser culpado por ao menos 14 acusações de assédio sexual, incluindo um abuso contra uma menina de nove anos de idade. O âncora, de 83 anos, realizou sua confissão na Corte de Preston Crown, onde os casos de 13 vítimas estão sendo julgados.

Segundo a acusação, os crimes teriam ocorrido entre os anos de 1967 e 1985. Após a confissão, o advogado de Hall pediu desculpas às vítimas e acrescentou que seu cliente “está ciente de que sua desgraça será completa”. A pena do apresentador deve ser anunciada até o dia 17 de junho.

Sobre o caso, um porta-voz da emissora BBC divulgou que a rede está “chocada com as ações vergonhosas de Hall e expressa sua solidariedade com as vítimas”. A empresa prometeu continuar colaborando com as investigações da polícia e dar qualquer suporte para as autoridades.

Hall é famoso no Reino Unido por seu estilo pessoal nas transmissões esportivas da BBC e por ter apresentado nos anos 1970 o concurso “It’s A Knockout”.

Não é a primeira vez que um apresentador da BBC é acusado de assédios sexuais. Em 2012, veio à tona as centenas de denúncias contra Jimmy Savile, que apresentava programas infantis na emissora e foi incriminado em mais de 200 casos de abusos sexuais. Entre suas vítimas, em maioria meninas, havia jovens com menos de 10 anos de idade.

Savile morreu em 2011, sem nunca ter sido acusado formalmente pelos crimes. Autoridades chegaram a suspeitar que membros da BBC teriam ignorado as denúncias e o escândalo resultou na demissão do diretor-geral da BBC, George Entwistle, com apenas 54 dias na função.

.