Ação da Taturana contra ex-deputado Chico Tenório 'desce' para Justiça Federal alagoana

Sem imunidade parlamentar, desembargador do TRF da 5a Região, em Recife, ordena desmembramento da ação

Decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5a Região- com sede em Recife-pede desmembramento do processo contra o ex-deputado federal Francisco Tenório (PMN)- na ação que investiga o desvio de R$ 300 milhões da folha de pagamento da Assembleia Legislativa.

Com o desmembramento, o processo contra o ex-parlamentar- sem foro privilegiado- é encaminhado a Justiça Federal alagoana. Ele é acusado de usar a verba de gabinete da Assembleia para quitar empréstimos nos bancos Rural e Bradesco.

O relator da decisão, no TRF da 5a Região, em Recife foi o desembargador federal Francisco Barros Dias.

Por ordem judicial, Tenório foi liberado da prisão, após passar um ano e 14 dias em Maceió. Fora da cadeia, ele usa tornozeleira eletrônica- monitoramento a distância.

Nesta sexta-feira, 24, ele se apresentou na sede da Polícia Civil, no bairro de Jacarecica, para tratar da lotação dele, em uma alguma delegacia. Chico Tenório é delegado.

Ele responde pelo assassinato do cabo da Polícia Militar, José Gonçalves, em 1996, em um posto de gasolina. Ainda é acusado na morte de Cícero Belém e José Alfredo Raposo Tenório Filho, mortos em 2005, instantes após terem saído da casa do delegado, no condomínio Aldebaran.

O ex-parlamentar é acusado ainda de matar o fazendeiro Fernando Fidélis, que estava preso por assassinato. Ele foi morto na cadeia em outubro de 2005.

Tenório e o prefeito afastado da cidade de Traipu, Marcos Santos, organizaram uma festa de Natal na cadeia, com direito à presença da família e fotos no Facebook. A repercussão do caso fez a Justiça determinar o fechamento da Casa de Custódia, na capital, local onde estavam presos. Na cadeia, estava a prefeita da cidade de Chã Preta e mulher de Chico, Rita Tenório.

Além do ex-parlamentar, o irmão dele, o ex-deputado estadual José Maria Tenório (PMN )- preso por roubo a bancos -, também foi beneficiado pela liberdade, desde que use a tornozeleira eletrônica.

.