Repórter Econômico: O irritante telemarketing

José Jair Barbosa Pimentel- Dicas de economia para o dia a dia do consumidor

O irritante telemarketing

Você se encontra descansando ou mesmo com alguma atividade doméstica que não pode parar e de repente o telefone fixo toca e ao atender é o conhecido telemarketing, atividade irritante de empresas prestadoras de serviços telefônicos, bancos e financeiras, oferecendo mil facilidades para conseguir lucrar mais ainda. Muitas vezes parte de voz eletrônica e ainda pede alguns minutos, desligue imediatamente. Faço sempre isso.

Confirmar nome, dar endereço, CPF, etc, é totalmente errado e prejudicial, podendo se tornar um problema de dificil solução, que somente a Justiça – morosa como é – pode resolver. O Procon deveria proibir essa atitude das empresas, tão prejudiciais ao consumidor. Tem até telefonema que se pede para aguardar uns minutos, enquanto toca música, para depois ouvir as “ofertas” de cartão de crédito, empréstimo, facilidades nas telefonias fixa e celular, etc. Isso atrapalha quem atende, que nem pode até mesmo reclamar, já que a maioria das vezes o telefonema é com voz eletrônica (gravada). Um verdadeiro pandemônio!

Panfletagem
Quem vai ao Centro de Maceió, se depara com os panfleteiros, jovens que entregam panfletos de financeiras, oferecendo “dinheiro fácil”, lojas diversas e outros serviços. Geralmente rasgam e jogam no chão, sujando toda área. Existem as lixeiras, que pouco são utilizadas. E tem ainda os que oferecem empréstimos, cartões de crédito, preenchendo os dados dos que aceitam na rua mesmo. Não forneça esses dados assim aleatoriamente. Pode ser algum vigarista que quer aplicar um golpe.

Fácil solução
Repito: Toda essa chatice de propaganda enganosa, você pode sever livre, apenas não atendendo ao telefone e não recebendo panfletos. Lembre-se que no caso de empréstimos, os juros são exorbitantes e vão aumentar mais ainda, diante da inflação que já vem “batendo a porta do Brasil”, e esses benefícios das companhias telefônicas, é pura enganação. Eles aumentam o tempo de ligação, exatamente para lucrar mais. Esqueça tudo isso e priorize o seu orçamento doméstico, gastando de acordo com o que ganha e ainda sobrando para a poupança.

Juros
O governo já anunciou: vai aumentar a taxa de juro, para frear a inflação. Mas ela já é altíssima no bolso do consumidor. O que vai aumentar é a chamda Taxa Selic, entre bancos. No nosso bolso ela já se encontra em mais de 10% ao mês, no caso do cartão de crédito parcelado e do cheque especial, enquanto entre eles chega a 7,5% ao ano. Fuja disso…

Pesquisando
Continue pesquisando preços ao se dirigir ao comércio lojista em seus mais variados ramos, a feira livre e aos presadores de serviços. A concorrência é acirrada e facilmente você vai conseguir um bom desconto, quando compra à vista. Se não puder, entre num crediário de curto prazo, observando, claro quanto vai pagar de juros.

Sua conta
Fique sempre atendo a sua conta bancária, controlando o dinheiro que entra e o que vai saindo, através do extrato bancário.Jamais aceite qualquer cobrança extra do banco, sem sua autorização. Se isso ocorrer, reclame ao gerente pessoalmente, tendo em mãos o extrato. Caso não resolva, vá ao Procon, provando que não autorizou tal transação.

Todas as colunas de Jair Pimentel

.