FBI encontra casos de corrupção na Fifa; filho de ex-cartola é testemunha

Segundo a Agência Reuters, o FBI intensificou as investigações na Fifa e encontrou casos de corrupção no futebol internacional ligados a Jack Warner, ex-vice-presidente da Fifa e atual ministro de Segurança Nacional em Trinidad e Tobago. A testemunha dos episódios de fraude é Daryan Warner, filho do ex-cartola.

As novas investigações indicam a presença de sucessivos escândalos não só na entidade internacional como também em outros organismos ligados ao mundo da bola.

Em junho de 2011, Jack Warner pediu demissão de seus cargos na governança do futebol mundial. Ele fora suspenso provisoriamente por um mês de qualquer atividade relacionada ao esporte, enquanto a Fifa investigava acusações de tentativa de suborno envolvendo ele e Mohamed bin Hammam, ex-candidato à presidência da Fifa, e 25 federações associadas à União Caribenha de Futebol (CFU).

Na ocasião, a Fifa informou ainda que, como resultado da demissão, todos os processos envolvendo Warner no Comitê de Ética da entidade foram fechados.

Desde aquele ano, o FBI vem investigando um pagamento de mais de 500 mil dólares feitos pela União Caribenha de Futebol a uma das empresas offshores (paraísos fiscais) de Chuck Blazer, representante dos EUA no Comitê Executivo da Fifa quando Warner estava à frente da CFU e da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte e do Caribe).

As informações são do Lancepress

.