72% dos irrigantes inspecionados em plantações de cana furtam energia, diz Eletrobrás

Nove irrigantes alagoanos foram autuados pela Eletrobras Distribuição Alagoas por furto de energia, resultado de inspeções realizadas em plantações de cana de açúcar, nos municípios de Atalaia, Teotônio Vilela e São Sebastião. Juntos, eles geraram um prejuízo para a empresa de 5,5 milhões de KWh, o equivalente a R$ 2 milhões.

Em funcionamento, esses equipamentos teriam capacidade para abastecer o município de Rio Largo, com seus mais de 68 mil habitantes.

Segundo a companhia, desde o final do ano passado há fiscalizações nas plantações de cana, com a finalidade de flagrar o uso indevido da energia para irrigação. Os técnicos detectaram irregularidades em 72% das unidades consumidoras vistoriadas. Somente esta semana, foram registrados três flagrantes na polícia civil, responsável pelo andamento das investigações e instauração de inquéritos.

Estas operações continuam de forma simultânea em várias partes do Estado e já surtem efeito. Desde que foram iniciadas as inspeções em canaviais, a Eletrobras recebeu 37 projetos elétricos, com solicitações de ativação ou regularização para o uso da energia em média e alta tensão. A distribuidora irá reforçar a fiscalização e estuda a possibilidade de utilizar um helicóptero para sobrevoar as áreas de plantação de cana, o que garantirá mais eficiência na descoberta do crime.

O furto de energia elétrica impacta diretamente na qualidade do fornecimento, onera a conta de luz dos clientes e diminui a arrecadação de impostos para o Estado. A Eletrobras recebe denúncias pelo telefone 08000820196, pelo site www.ceal.com.br ou pela Ouvidora, que atende no telefone 2126-9365.

.