Condenado, Genoíno deve assumir Câmara nesta 5ª

O ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoino, deve tomar posse como deputado federal na tarde desta quinta-feira (3). Genoino foi condenado a seis anos e 11 meses de prisão e perdeu os seus direitos políticos, de acordo com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entretanto, a pena será em regime semi-aberto e os direitos políticos só devem ser cancelados, e o deputado afastado, quando o processo for concluído – o que deve acontecer até junho –, segundo previsão da Suprema Corte.

Até lá, o ex-presidente do PT exercerá a função de deputado. Segundo a Secretaria Geral da Mesa, Genoino ficará com o cargo de suplente. A função foi deixada por Vanderlei Siraque, que agora ocupará a vaga principal no lugar de Carlinhos Almeida (PT-SP). Almeida renunciou para tomar posse como prefeito de São José dos Campos (SP).

Apesar da condenação no Supremo, Genoino afirmou que irá assumir o cargo porque a lei assim determina e ele como representante eleito vai desempenhar a função parlamentar com o regimento nas mãos.

Na Câmara, 25 deputados federais renunciaram e foram empossados como prefeitos.

As informações são da Jovem Pan

.