CE: Conselheiros abandonam chapa da situação na OAB

Cerca de um terço do Conselho Seccional e dois terços dos conselheiros federais da OAB cearense abandonaram o candidato e atual presidente da entidade, Valdetário Monteiro. Praticamente todos se uniram em torno de Erinaldo Dantas, em um movimento de renovação. Na campanha anterior, Valdetário condenou a possibilidade de reeleição (Clique aqui para ver) e firmou em cartório o compromisso de apoio a outro nome.

O Ceará tem perto de 13 mil advogados aptos a votar — 3 mil deles no interior. São 12 subseções. A penalidade imposta para quem não participar do pleito é uma multa de 200 reais. A eleição será na segunda-feira, dia 19.

A gestão de Valdetário aprovou um regulamento eleitoral que proíbe a campanha eleitoral com vedação a outdoors, santinhos, adesivos em automóveis (com mais de 10 cm X 20 cm) e até bebidas em festas de lançamento e confraternização de chapas — mesmo que seja refrigerantes.

Valdetário Monteiro encabeça a chapa “Mais OAB Para Você”, oferecendo como candidatos basicamente os mesmos dirigentes atuais em cargos trocados. O atual vice-presidente, Júlio Ponte concorre ao comando da Caixa de Assistência. O atual secretário-adjunto, Ricardo Bacellar, concorre à vice-presidência. Para a vice-presidência da Caixa concorre o atual tesoureiro, Cristiano Alencar. O conselheiro Marcelo Mota disputa o cargo de tesoureiro. Para o Conselho Federal são indicados Cândido Albuquerque, Valmir Pontes e Danilo Mota, o único dos atuais conselheiros que não debandou para a oposição.

A chapa “Renova OAB”, que tem Erinaldo Dantas à frente, concorre com Helio Winston para vice-presidente; Darlene Braga para a Secretaria-Geral; Said Gadelha para secretário-adjunto; e Renato Lima para tesoureiro. Concorre à presidência da Caixa de Assistência, Edson Santana. Para o Conselho Federal são indicados Caio Rocha, Hélio Leitão e Feliciano de Carvalho Júnior.

As informações são do Conjur

.