Aldo Rebelo vai comandar cavalgada em Alagoas no domingo

O Globo

Se existisse uma modalidade olímpica de enduro equestre, ou pega de boi como prefere chamar o ministro do Esporte, Aldo Rebelo estaria apto a disputar em 2016 e garante, sem modéstia, que não faria feio. Treinado nas longas andanças a cavalo desde os tempos de criança, em Viçosa, no interior de Alagoas, ele madruga neste domingo para se embrenhar pela montanhas e riachos do município de União dos Palmares (AL) montando seu manga larga marchador Corneteiro de Pirajá. Para comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra, Aldo comanda a 1ª Cavalgada da Liberdade, um trecho de 54 quilômetros na Serra da Barriga. No dia 07 de setembro ele cavalgou outros 50 quilômetros em São Paulo para comemorar o dia da Independência.

“O enduro equestre ainda não é olímpico. Se a modéstia não me impedisse, eu diria que já estou preparado há muito tempo. Desta vez, o trajeto é mais complicado. Vamos subir e descer morros muitos íngremes. Se cair o cavalo, vai o vaqueiro, vai tudo junto para o chão. Neste caso, o medo não é cair do cavalo. O medo é que o cavalo caia”, explica o ministro.

Para a cavalgada de domingo ele convidou alguns ministros e o governador de Alagoas Teotônio Vilela Filho, mas acredita que não aguentarão o lombo dos cavalos por muito tempo. O cantor Carlinhos Brown havia confirmado sua participação, mas comunicou que os compromissos com o programa The Voice o impedirá de cavalgar em homenagem aos negros. Os ministros convidados são Gastão Vieira (Turismo), Jeanine Pires (interina/Cultura), Luiza Bairros (Igualdade Racial), além de cavaleiros e amazonas da região .

“O Gastão acho que vai pelo menos chegar perto do cavalo. O cavalo dele vai estar lá. O Teo Vilela quando tiver faltando uns 50 metros para a chegada ele pula em cima do cavalo para parecer que está chegando da cavalgada inteira. Carlinhos Brown garantiu que anda a cavalo muito bem, mas não poderá ir”, brinca Aldo Rebelo.

Acostumado com as lidas de pegar boi e vaquejar, o ministro dos Esportes diz aguentar todo o percurso de 54 quilômetros em cima da sela de seu manga larga marchador sem ficar prejudicado no dia seguinte: “Não fico prejudicado para andar. Pelo contrário, fico mais animado para caminhar.”

A cavalgada faz parte da programação oficial do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O roteiro será entre os municípios de União dos Palmares, Capela, Cajueiro e Viçosa. A caravana conhecerá a antiga rota de fuga da maior e mais duradoura aldeia quilombola da história do Brasil: o Quilombo dos Palmares.

.