Sobrecarregado, Hélvio Auto suspende atendimento a novos pacientes com HIV

O Hospital Hélvio Auto- referência no atendimento de pacientes com HIV em Maceió- suspendeu novos atendimentos a partir desta terça-feira (13), foi o que disse a direção do hospital em coletiva.

Segundo a reitora da Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal), Rosângela Fernandes, há déficit de técnicos e falta estrutura para atender novos pacientes.

“O ambulatório foi construído com verba federal, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, mas a manutenção de pessoal é de inteira responsabilidade da Uncisal. Atualmente, ele tem funcionado e absorve 70% do atendimento aos pacientes dessas patologias. Com a quantidade pequena de infectologistas as urgências e emergências vão continuar sendo feitas no hospital. Entretanto, vamos interromper as primeiras consultas dos pacientes novos”, disse.

Ela pede a realização de concurso público para preenchimento das vagas. O déficit só de médicos é de 50%. 1.600 atendimentos são feitos no hospital para portadores da HIV e 600 para os doentes de Hepatite. A capacidade é quase três vezes menor: 600.

O Hélvio Auto é referência no tratamento para essas doenças e o único com internamento. O Hospital Universitário e o Posto de Atendimento Médico (PAM) Salgadinho também atendem aos pacientes, mas sem o acompanhamento.

.