Deputados que mandam (e desmandam) em 88 cidades de Alagoas

Levantamento realizado com ajuda de deputados estaduais, traça quais os parlamentares saíram mais fortalecidos nas eleições de 2012- ganhando moral na votação de 2014. O raio X foi feito em 88 cidades alagoanas. Nas demais, a influência permaneceu com ex-deputados ou nenhum parlamentar assume ser o “pai dos votos” na região.

Isso significa que estes integrantes da Casa de Tavares Bastos podem influenciar nos caciques que disputam a votação nos próximos dois anos. São estes deputados, por exemplo, que receberão a visita do senador Fernando Collor (PTB) e do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Os dois querem a única cadeira aberta ao Senado, em 2014.

Alguns destes parlamentares podem definir até as cadeiras na Câmara Federal. Ou eles mesmos partirem em direção à Brasília. Joãozinho Pereira (PSDB), por exemplo, ajudou a eleger 12 prefeitos. É um dos deputados mais cobiçados pelo governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Não é à tôa. Tem 12 cidades em seus domínios. É o recordista.

Derrubou até o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Albuquerque (PT do B), em sua terra-natal: Limoeiro de Anadia. AA não elege prefeitos na cidade há duas eleições.

Pereira derrotou ainda Rita Correia, atual prefeita que disputava a reeleição, em Chã Preta. Ela é mulher do futuro deputado federal Francisco Tenório (PMN).

Em compensação, Albuquerque estendeu seus domínios em nove cidades. Em Anadia, ajudou a derrubar a prefeita presa por assassinato, Sânia Tereza, da qual era opositor ferrenho..

Mas, o vice da Assembleia não tem mais força política que Inácio Loyola (PSDB). Elegeu dez prefeitos, mas perdeu a votação na cidade-natal: Piranhas. O deputado que manda nas terras dos Damasceno Freitas é o quase imperceptível Luis Dantas (PMDB).

O presidente da Assembleia, Fernando Toledo (PSDB), venceu em sete cidades. Manteve o poder em Cajueiro- elegendo a mulher, Lucila Toledo. Mas, também, estendeu os tentáculos a Pão de Açúcar, com Jorge Dantas; subiu no mesmo palanque do PT- e ficou contra o PSDB, fazendo ginástica para não ser acusado de infidelidade partidária, em Santana do Ipanema, para eleger Mário Silva, que é do PV.

Em Traipu, Fernando Toledo ajudou na eleição de Conceição Tavares. O presidente da Assembleia se recupera de um câncer na língua. A cirurgia foi feita no Instituto do Câncer, em São Paulo.

Dudu Holanda (PSD) também pode alçar voos a Câmara Federal. Elegeu seis prefeitos. Na Barra de São Miguel, derrubou os apoiadores do suplente, Cícero Ferro, que teria tramado para executá-lo- e ficar com a vaga. Na Barra de Santo Antônio, devolveu o cargo a Rogério Farias, extraindo a oposição aos Farias no reduto da família do ex-tesoureiro de campanha de Fernando Collor.

O temido João Belrão (PRTB)- e sua ampla ficha de assassinatos- interferiu na votação em sete cidades. Elegeu o irmão- sem acusações de assassinato- o deputado federal Joaquim Beltrão (PMDB). Em Rio Largo, elegeu Toninho Lins, o futuro prefeito que nem deve assumir a função pública. Ele responde a dez ações de improbidade administrativa, movidas pelo Ministério Público Estadual. Uma delas é a venda ilegal de um terreno público a uma empresa particular, com preço bem abaixo do mercado.

O caso deveria ser julgado esta semana pelo Tribunal de Justiça, mas foi adiado.

Olavo Calheiros (PMDB) também subiu nos palanques e elegeu oito prefetos. Em Matriz de Camaragibe, Marcos Paulo, indiciado pela Policia Federal por fraudar licitações da merenda escolar; em Murici, o irmão, Remi Calheiros.

Quem manda e desmanda em três cidades alagoanas é o deputado Marcelo Victor (PTB), um dos parlamentares (ao lado de João Beltrão) mais faltosos na Casa de Tavares Bastos. Enrolado nas investigações da Operação Taturana, Marcelo Victor terá de explicar arma ilegal encontrada, sem porte, durante as buscas na casa dele. A audiência de instrução será no dia 15 de novembro. Uma das testemunhas é o colega de parlamento, Fernando Toledo.

Segundo o deputado Judson Cabral (PT), que não elegeu nenhum prefeito e está fora da lista disponibilizada pelo EXTRA, eleger um prefeito é ter, na frente, um cabo eleitoral em potencial.

“É a representação de um projeto político, a construção de um apoio”, disse.

“Mas, há os que tiram vantagens em ilícitos. No meu caso, não faço parcerias com prefeitos acusados em corrupção, mas aqueles que tenham projetos na área de agricultura familiar, que valorize ações na saúde, educação. E me coloco à disposição dos que sigam estes projetos, mas não apoiei na eleição”, explica.

Raio X de quem manda em 88 cidades de Alagoas

Antônio Albuquerque (PT do B)

Anadia
Belo Monte
Dois Riachos
Japaratinga
Olho d’Água Grande
Olho d’Água do Casado
Olivença
Porto Real do Colégio
Santana do Mundaú

Dudu Holanda (PSD)

Barra de São Miguel
Barra de Santo Antônio
Flexeiras
Girau do Ponciano
Maribondo
Satuba
Fernando Toledo (PSDB)

Cajueiro
Capela
Pão de Açúcar
Santana do Ipanema
São José da Lage
Tanque d’Arca
Traipu

Flávia Cavalcante (PMDB)
São Luiz do Quitunde
Inácio Loyola (PSDB)
Carneiros
Jacaré dos Homens
Major Isidoro
Marechal Deodoro
Mata Grande
Olhd d’Água das Flores
Palestina
Pariconha
Poço das Trincheiras
Senador Rui Palmeira

Isnaldo Bulhões (PDT)
Craíbas

João Beltrão (PRTB)
Coruripe
Feliz Deserto
Jacuípe
Jequiá da Praia
Penedo
Porto Calvo
Rio Largo

João Henrique Caldas (PTN)
Ibateguara
União dos Palmares

Joãozinho Pereira (PSDB)

Campo Alegre
Campo Grande
Chã Preta
Igreja Nova
Junqueiro
Limoeiro
Piaçabuçu
Pindoba
São Brás
São Sebastião
Teotônio Vilela
Viçosa

Luis Dantas (PMDB)

Batalha
Piranhas

Marcelo Victor (PTB)

Boca da Mata
Roteiro
São Miguel dos Campos
Marquinhos Madeira (PT)
– Maragogi
Olavo Calheiros (PMDB)

Água Branca
Branquinha
Joaquim Gomes
Jundiá
Matriz de Camaragibe
Monteiropolis
Murici
Ouro Branco
Ricardo Nezinho (PMDB)

Arapiraca
Cacimbinhas
Coité do Nóia
Colônia de Leopoldina
Minador do Negrão

Ronaldo Medeiros (PT)
– Inhapi
Sérgio Toledo (PDT)
Atalaia
Coqueiro Seco
Mar Vermelho
Messias
Paripueira
Paulo Jacinto
Pilar
Santa Luzia do Norte
São Miguel dos Milagres

Val Gaia (PSDB)
Igaci
Palmeira dos Índios
Quebrangulo
São José da Tapera

.