Vice do TRE decide se cassa mandato de deputado estadual; suplente é cunhado de presidente do tribunal

Caberá à vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, decidir se o deputado João Henrique Caldas continua ou não no mandato. A votação terminou nesta quinta-feira (25) empatada, em três a três. O julgamento será retomado na segunda-feira, à tarde.

JHC, como é conhecido, é acusado de abuso de poder religioso e uso indevido de meios de comunicação. O parlamentar teria participado de showmício, organizado pela Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário RR Soares, onde supostamente eram pedidos votos ao então candidato.

O Ministério Público Eleitoral rejeitou as acusações por faltar provas. E disse que o evento onde estava JHC não era patrocinado pelo deputado e sim por RR Soares. Em um destes eventos, o missionário cantou “Parabéns a Você” ao senador Renan Calheiros (PMDB), com bolo de aniversário.

O suplente de JHC é o cunhado do presidente do TRE, desembargador Orlando Manso- Arnon Amélio (PRTB). Manso não participou do julgamento por ter parentes envolvidos no caso.

.