Ministério lança programa para acelerar start-ups de software e serviços de TI

Diário de Pernambuco

O Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou o programa Start-Up Brasil nesta segunda-feira (15). A iniciativa faz parte do TI Maior, que tem como objetivo principal estimular a produção de softwares no país, e teve a sua portaria publicada no Diário Oficial da União. O intuito do Start-Up Brasil é de acelerar o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica. A meta da ação é acelerar 150 start-ups de software e serviços de TI até 2014, sendo 25% de empresas internacionais localizadas no Brasil.

Segundo as informações do MCTI, o programa será iniciado com foco em empresas de software e serviços. O Start-Up Brasil “compreenderá na estruturação de uma rede de mentores e investidores, financiamento para pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), consultoria tecnológica e de mercado, infraestrutura, parcerias com universidades, institutos de pesquisa e incubadoras, articulação com grandes companhias nacionais e internacionais, além de programas de acesso a mercado e compras públicas”, segundo informações divulgadas no site da ação.

Para promover a aceleração das start-ups, serão investidos R$ 40 milhões, dos R$ 500 milhões destinados ao TI Maior. A proposta é conseguir colocar estas empresas iniciantes no mercado local e internacional novos produtos e serviços inovadores.

.