Cães ajudam no tratamento de crianças no Hospital Barão de Lucena

JC online

Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

Em meio a curativos, soros, familiares e médicos atentos, crianças internadas no Hospital Barão de Lucena, localizado na Iputinga, Zona Oeste do Recife, tiveram uma manhã diferente. Saíram dos quartos e foram para o pátio ver a luz do dia, brincar e se tratar com cães. Como uma das ações da Semana das Crianças, foi lançado nesta terça (9) o Projeto Cães Doutores. A cada 15 dias, cachorros participarão de atividades com os pequenos que estiverem internados no hospital e eventuais crianças que estiverem apenas para consulta.

A menina Brenda Martins, 7 anos, está internada há 5 dias com suspeita de dengue. A avó, Idjane Martins, 42, se surpreendeu nesta manhã. Brenda, que tinha medo de cachorro, foi uma das meninas que mais brincou com Florzinha e Sandy, duas das cadelas que estavam no hospital. “Eu tinha medo de cachorro porque às vezes eles correm atrás de nós, mas é bom, esses aqui são bem fofinhos”, explicou a menina. Brenda, que pode ter alta ainda nesta terça (9), vai voltar para casa com uma nova experiência e um medo a menos.

O uso de cães no tratamento médico é chamado Cinoterapia. De acordo com a terapeuta ocupacional responsável pelo projeto, Andréa Souza, o serviço pode ajudar na recuperação de habilidades motoras, além de promover estímulos emocionais, sociais e cognitivos dos pacientes. “Também é importante na humanização do período de internação hospitalar. A estadia pode se tornar menos dolorosa e as crianças vão sair daqui com uma lembrança boa. Vão lembrar da internação como aquele tempo quando brincaram com um cachorrinho”, esclarece a terapeuta.

.