TRE derruba decisão da Justiça Eleitoral e aceita registro de Petrúcio Barbosa

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Orlando Manso, desempatou a votação e aceitou o registro de candidatura do candidato a prefeito de Palmeira dos Índios, Petrúcio Barbosa (PTB). A Justiça Eleitoral em 1ª instância havia recusado a candidatura de Barbosa.

O desembargador eleitoral responsável pela relatoria do recurso, Antônio Carlos Gouveia, pediu a negativa do registro. E foi acompanhado pelos desembargadores Luciano Guimarães e Frederico Wildson Dantas.

Os votos favoráveis ao registro foram dos desembargadores Antônio Bittencourt, Henrique Gomes Teixeira o presidente do TRE- que desempatou- Orlando Manso.

A vice-presidente do TRE, Elisabeth Carvalho Nascimento, foi o voto mais polêmico. Ela acusou o Tribunal de Contas da União (TCU) de ser uma “corte política”, disse que o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) “protegia” o candidato do PSDB na cidade, o prefeito James Ribeiro (que tenta a reeleição) e citou o senador Renan Calheiros como supostamente tendo influência nas decisões do TRE.

Petrúcio Barbosa teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quando era prefeito de Igaci.

 

.