Juliana e Larissa viram sobre chinesas e conquistam bronze

A 101ª primeira medalha do Brasil na história dos Jogos Olímpicos foi conquistada pelo vôlei de praia, modalidade que o País está acostumado a dominar em competições mundiais. Nesta quarta-feira, Juliana e Larissa viraram o jogo sobre as chinesas Xue e Zhang e conquistaram o bronze do torneio feminino das Olimpíadas de Londres, com parciais de 11/21, 21/19 e 15/12.

As informações são da Gazeta Esportiva.

A vitória das brasileiras foi observada de perto pelo príncipe Harry, que compareceu à arena montada em Londres. O membro da realeza visitou o Brasil neste ano e, durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, jogou vôlei de praia no Flamengo vestindo uma camiseta da Seleção Brasileira de futebol.

A virada de Juliana e Larissa representa a volta do Brasil ao pódio do vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos. Em Pequim-2008, o País ficou sem medalhas pela primeira vez desde que a modalidade entrou no programa olímpico. O fato ocorreu com uma vitória justamente de Xue e Zhang sobre Renata e Talita na disputa pelo bronze.

Em Pequim, a dupla era considerada uma das favoritas ao ouro, mas uma lesão de Juliana às vésperas da competição obrigou Larissa a jogar ao lado de Ana Paula.

É a sexta medalha do Brasil no torneio feminino de vôlei de praia nos Jogos. O País conquistou ouro e prata em Atlanta-1996, prata e bronze em Sydney-2000 e apenas o bronze em Atenas-2004.

A decisão do ouro do vôlei de praia feminino ocorre ainda nesta quarta-feira entre duas duplas norte-americanas. Walsh e May, medalhas de ouro em Pequim-2008 e Atenas-2004, enfrentam suas compatriotas Kessy e Ross, que eliminaram Juliana e Larissa na semifinal.

O jogo – A dupla nacional iniciou o jogo com dificuldades de colocar a bola no chão da quadra chinesa e viu suas adversárias serem mais eficientes no contragolpe. Apostando em bolas levantadas mais afastadas da rede Xue e Zhang quebraram a tática defensiva das brasileiras e foram abrindo vantagem na parcial.

As chinesas continuaram forçando o jogo e aproveitaram a aparente apatia de Juliana e Larissa para fechar o primeiro set em 21/11.

Na segunda parcial, as brasileiras atuaram de forma mais vibrante, com ataques mais fortes e equilibraram a disputa. Mas depois de abrir vantagem, Juliana e Larissa novamente enfrentaram uma sequência de erros e deixaram que Xue e Zhang virassem o marcador.

As chinesas chegaram ao momento decisivo do set com vantagem, mas dois bons saques de Larissa e um bloqueio de Juliana deixaram o Brasil novamente na frente do placar. Com uma largadinha, a dupla nacional venceu a segunda parcial e empatou o jogo.

A derrota no segundo set abalou as chinesas, que cometeram um erro na recepção do saque já no primeiro ponto do tie-break. Já Juliana e Larissa renasceram na partida e passaram a demonstrar o motivo de serem consideradas favoritas ao ouro antes do torneio.

Mesmo com a crescente da dupla asiática na parte final do set, as brasileiras conseguiram aproveitar suas oportunidades e garantiram o bronze em um ataque na paralela de Larissa.

.