800 PMs estão longe das ruas- eles ocupam gabinetes

Números são do Gabinete Civil; Executivo estuda convocar policiais da reserva, ideia antes descartada por Conselho de Segurança

Odilon Rios
reporternordeste.com.br

Os três poderes- mais o Ministério Público Estadual- tem 800 policiais militares à disposição para “serviços burocráticos”, ou seja, afastados das ruas. Os números foram fornecidos, nesta quarta-feira, pelo secretário do Gabinete Civil, Álvaro Machado, voltando a falar que o Governo considera, ainda, a proposta de retirar, da reserva, 800 PMs- para substituir os da ativa, em gabinetes, e colocá-los nas ruas.

“Esse pessoal pode ajudar muito os da ativa, que vão para as ruas”, disse Machado, acrescentando que mil policiais serão colocados nas ruas até o final de setembro- eles são da reserva técnica.

As declarações foram dadas pouco antes do desfile de 7 de setembro, na praia da Avenida, Centro da capital.

A proposta de retirar- da reserva- os PMs foi descartada pela gestão anterior do Conselho Estadual de Segurança- que renovou os conselheiros na semana passada. Eles foram empossados na última segunda-feira.

A proposta é item de um dos três planos de segurança lançados pelo Governo este ano.

Alagoas tem pouco mais de sete mil PMs.

Perto do secretário, integrantes da reserva técnica do concurso de 2006 estendiam uma faixa preta, pedindo que o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) os convocasse ao trabalho.

Mas, o chefe do Executivo descartou a possibilidade dizendo que o “concurso dele expirou há meses”.

“Faremos um novo concurso na polícia”, disse o governador.

.