MA: cinco são presos por fraude em vestibular de medicina

Aline Louise – Terra

Durante a prova de vestibular do Uniceuma, a maior faculdade particular do Maranhão, cinco pessoas foram presas em flagrante delito enquanto realizavam prova de seleção para o curso de Medicina. Um médico, um dentista e três professores são acusados de tentar fraudar a prova de vestibular.

Segundo o delegado que deflagrou a operação, as pessoas detidas no domingo praticaram crime de fraude, estelionato e formação de quadrilha. Três delas estariam envolvidas em um esquema de pagamento a professores de cursinhos pré-vestibular para responder aos gabaritos repassados ao concorrente interessado. Um deles, pai do vestibulando, seria médico anestesista.

A assessoria da universidade informou que a identificação da tentativa de fraude aconteceu através de uma máquina que checa as impressões digitais dos candidatos, o que foi feito durante a prova.

O dentista não fazia parte da quadrilha, mas foi preso ao responder a prova no lugar de um amigo. “Ele apresentou uma carteira de identidade falsa. O nome era do beneficiário, mas a fotografia era do dentista. Na coleta de impressão digital foi constatado que se tratavam de pessoas diferentes,” disse o delegado Roberto Larrat.

Segundo a Universidade, 1,5 mil candidatos concorriam a 50 vagas disponíveis. A assessoria da instituição afirma que não há possibilidade de cancelamento do processo seletivo, já que todo o procedimento foi realizado antes que as pessoas envolvidas na fraude pudessem ser beneficiadas.
A Superintendência de Investigações Criminais explica que nenhum dos vestibulandos que seriam beneficiados pelas fraudes foi preso pela operação, mas continuam sendo investigados pela equipe dedicada ao caso.

A reportagem tentou entrar em contato com a equipe de defesa dos envolvidos no caso, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

.